Muitas vozes de pessoas reais em nossa sociedade se perdem no tempo por não haver registro delas. A escrita da fala é o que faz muitas culturas subsistirem ou serem ouvidas e respeitadas. Por isso buscou-se estabelecer a escrita da voz indígena Caiuá por meio de uma escola.

A escola na aldeia Amambai é o refúgio de 900 crianças — é um oásis para a aldeia. A escola provê um ambiente de aceitação e proteção para as crianças indígenas. É muito importante valorizá-las desde pequenas para que cresçam orgulhosas de sua etnia e língua.

O ambiente fora da escola nem sempre é tão acolhedor e compreensível com o indígena, e essa é uma das causas de haver elevado o número de suicídios nessa população.

Mitã Rory, em caiuá — Criança Feliz, em português —, faz parte de um projeto de ensino da escola bilíngue da nação Caiuá da Missão Evangélica Caiuá. É uma semente plantada em uma terra frutífera junto a corrente de águas: “o coração das crianças”. Por meio do conhecimento, da música, do desenvolvimento pessoal e de princípios cristãos, esse projeto atinge os corações abertos e sensíveis trazendo uma nova perspectiva para o futuro dessa etnia indígena.

Tudo começou com o objetivo de resgatar a língua e de trabalhar os valores através da Bíblia e de brincadeiras que se utilizam da música cantada pelas crianças em sua língua nativa. Hoje, com 80 crianças, entre 8 e 13 anos, o projeto inspira muitos ao redor do mundo.

O povo indígena Caiuá tem uma voz que está escrevendo a história de sua nação.

Contribua com esse projeto. Que sua voz ecoe nessa história!