Em uma sociedade em que a ideia de amar o próximo está tão subvertida, é importante entender o que isso realmente significa. Há tantas campanhas que falam em favor do amor, mas Cristo nos ensina que o amor é algo para se viver. Vamos tentar entender o que esses versículos nos dizem.

Onde encontrar na Bíblia?

MATEUS 22:39
Ame o seu próximo como a si mesmo.

1 JOÃO 4:20

Se alguém afirma: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos?

Falando sobre o assunto

Que amor é esse?

Encontramos a resposta em 1 João: “Sabemos o que é o amor porque Jesus deu sua vida por nós. Portanto, também devemos dar nossa vida por nossos irmãos” (3:16). O amor é um ato e ele precisa ser demonstrado.

Há uma canção que se espalhou no meio evangélico, o nome dela é Ousado amor (Bethel Music). A letra afirma que não podemos comprar ou merecer o amor de Deus.

Jesus é o verdadeiro amor, pois Ele agiu em nossa direção, dando a Sua própria vida por nós. Amor é um ato de sacrifício, de serviço aos outros. “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos
pecadores” (ROMANOS 5:8). Ele nos serviu com Sua vida, e nós amamos quando oferecemos a nossa.

Quem é o nosso próximo?

A Palavra de Deus diz: “Se alguém afirma: ‘Amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos?” (1 JOÃO 4:20). Existem tantas pessoas ao nosso redor que não enxergamos, mas também existem aquelas que enxergamos e ignoramos. Entendo que agimos assim porque não sabemos o que é o amor; quando conhecemos a fonte de todo o amor, nossos olhos se abrem e passamos a enxergar todos.
Depois disso, a necessidade daqueles que estão ao nosso redor passa a ser a nossa necessidade, assim os serviremos, daremos nossa vida, e mesmo que não tenhamos condições, daremos o que estiver ao nosso alcance.

Amar a si mesmo
Como é importante estarmos vazios de nós mesmos, e cheios de Jesus, pois o amar a si mesmo não está relacionado com o “eu” inflado e egocêntrico. Mas sim ao amor sacrificial, ao servir com sua vida, e ao fazer o que Jesus faria por outra pessoa, pois o
nosso “eu” não faz nem faria muito pelo próximo.

Para aprender a amar o próximo como amamos a nós mesmos, temos que realmente buscar cumprir o primeiro mandamento: “amar a Deus” (MARCOS 12:30). Quando amamos, descobrimos e entendemos quem somos e como é grande o amor do Pai por nós; assim, após tal compreensão, amamos o próximo.

Questões para debate

1. O que a sociedade diz sobre o que é amor?
2. Você percebe a necessidade das pessoas ao seu redor?
3. Costuma colocar suas necessidades antes das de sua família e amigos?