Venha o Teu Reino — a inauguração!

Muitos de nós já fizemos a oração do Pai Nosso sem compreender muito bem o que significa a frase “Venha o Teu Reino”. O que é Reino, como ele é e por que eu tenho que desejá-lo? O fato é que reinar com justiça, paz e amor era o plano inicial de Deus antes sequer do mundo existir. Já havia um Rei capacitado e um povo escolhido. Só precisávamos aceitá-lo. Porém isso não aconteceu. O ser humano se rebelou e fez tudo o que não agradava a Deus. E até os dias de hoje, insistimos em viver fora da vontade do Senhor, como se não houvesse um Rei santo governando o Universo em amor, e próximo a nós. Por meio de Cristo, Deus restabeleceu Seu propósito inicial com a inauguração de um Reino justo, humilde e acessível a todos mediante a fé. Precisamos crer, arrepender-nos
de tudo aquilo que nos afasta da vontade perfeita de Deus e desejar o Seu Reino na Terra assim como ele o é no Céu!

Falando sobre o assunto

No princípio, no jardim do Éden, Deus reinava sobre toda a criação, com justiça, amor, sabedoria e paz. Todas as criaturas estavam debaixo do Seu governo, inclusive o homem. A primeira missão que Deus deu ao homem, como seu representante, foi a de reinar
sobre a criação (GÊNESIS 1:26). Esse reinado era o Reino de Deus. Porém num dado momento o homem se rebelou e decidiu fazer um reino para si, segundo sua vontade, com seu próprio deus e lei. No entanto, mesmo depois da tragédia da queda, o Senhor prometeu que restauraria todas as coisas (GÊNESIS 3:15).

Desde então, muitos reinos e reis surgiram ao longo da história. Muitos se corromperam e governaram com injustiça e desigualdade, em que os fracos eram oprimidos e explorados. Alguns permaneceram fiéis, e mesmo falhando em algum ponto da vida, submeteram-se a Deus, como Davi, por exemplo. Cada rei governou por um certo tempo, sendo substituído por outro da mesma linhagem ou por alguém escolhido a dedo pelo próprio Deus. O pecado desses governos gerou consequências por séculos. Mas Deus ainda sonhava com Seu Reino de justiça. Contudo, era fato que com o coração corrompido do homem isso não seria possível. Por meio de profetas, Deus deixou pistas ao longo da história de que traria um Rei que jamais falharia e que governaria com justiça, poder, amor e glória (JEREMIAS 23:5 E DANIEL 2:44).

O Pai tinha um plano: trazer esse Rei de um lugar distante para ser coroado e ser o modelo por meio do Seu exemplo, ensinamentos, obediência e honra a Deus. Ele restauraria tudo o que foi perdido no Éden (EFÉSIOS 1:9-10). Ele foi chamado de o Renovo e todos o aguardavam. Séculos antes desse renovo vir à Terra, o profeta Zacarias (EFÉSIOS 9:9-10) relatou a alegria da
chegada deste Rei vitorioso, mas que também viria em humildade. Muitos não esperavam que Ele viria de uma cidade e família tão humilde, que andaria com pessoas simples e desprezadas, por isso, o rejeitaram (JOÃO 1:10).

O Seu reinado tem sido estabelecido ao longo das gerações por pessoas que decidiram se arrepender de seus pecados e amar a Deus de todo coração, obedecendo ao Seu justo governo (MATEUS 1:1-16). Estes são seres humanos falhos, mas que permanecem fiéis à Palavra do Senhor.

Mas quem é este Rei e como é o Seu reino?

Um homem chamado Jesus, nascido em Belém e criado em Nazaré, falava com sabedoria como jamais se ouvira antes, e o principal tema da sua mensagem era: “O reino de Deus está próximo! Arrependam-se e creiam nas boas-novas!” (MARCOS 1:15). Ele pregava, exortava, curava e realizava milagres. E em todas essas ações havia uma intenção proposital de revelar como um Reino justo e santo deve ser.

Por que devo me adequar ao Reino de Deus?

O Reino de Deus foi inaugurado por Cristo e está em processo de compartilhamento na Terra, desde então, por todos aqueles cujos pecados foram perdoados, por Ele, e o aceitaram como Senhor. Por isso, existe a exigência do arrependimento. Nesse Reino não pode haver injustiça e pecado de nenhuma forma, pois é um Reino perfeito.

Esse Reino foi preparado desde a fundação do mundo e já possuía um Rei (1 PEDRO 1:20) capacitado para governar. Agora podemos fazer parte de tudo isso como família santa, amada, escolhida e conhecida pelo Pai. Desejar fazer parte do Seu Reino é desejar o plano inicial, o Céu na Terra.

O que é o evangelho?

O evangelho se refere à mensagem essencial da salvação, ele é a boa-nova de que todos os que aceitam, pela fé, a Cristo são aceitos nesse Reino perfeito. E podem se tornar perfeitos através do agir do Espírito Santo.

Onde encontrar na Bíblia?

MATEUS 6:9-10 – Portanto, orem da seguinte forma: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

MARCOS 1:14-15 – Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, onde anunciou as boas-novas de Deus. “Enfim chegou o tempo prometido!”, proclamava. “O reino de Deus está próximo! Arrependam-se e creiam nas boas-novas!”.

JEREMIAS 23:5 – “Pois está chegando o dia”, diz o SENHOR, “em que levantarei um Renovo, um descendente justo, da linhagem do rei Davi. Ele reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo em toda a terra”.

Questões para debate

1. O que esse Reino tem a ver com você?
2. Qual a diferença que ele faz ou pode fazer em sua vida?
3. Quais atitudes precisa desenvolver ou deixar de ter?

Oração

Senhor Deus e Pai, que Teu Reino venha e Tua vontade seja estabelecida. Obrigada por me permitires fazer parte do Teu plano. Ajuda-me a ser perfeita como o Senhor é, amém.

Brunna Marques e Daniel Cunha
Geografia e Física — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais