Vencendo a cultura do pecado

Nos dias de hoje, a cultura do cancelamento vem crescendo muito nas redes sociais, onde as pessoas julgam umas às outras de acordo com os erros que elas cometem e inocentando as demais que, segundo elas, não cometeram mal algum. Será mesmo que podemos dizer que uns são melhores do que os outros de acordo com as suas atitudes?

Falando sobre o assunto

Eu sou mesmo pecador?
De acordo com a Bíblia: “Não há uma única pessoa na terra que sempre faça o bem e nunca peque” (ECLESIASTES 7:20). A Palavra de Deus também afirma que “Há caminhos que a pessoa considera corretos, mas [eles] acabam levando à estrada da morte” (PROVÉRBIOS 14:12). Desse modo, podemos entender que somos seres maus e pecadores por natureza conforme as Escrituras: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (ROMANOS 3.23 ARC), “Quando Adão pecou, o pecado entrou no
mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram” (5:12).

Posso ser perdoado?
De acordo com a Palavra de Deus, podemos sim ser perdoados. Isso não significa que nunca mais pecaremos ou que nunca mais agiremos mal, mas que através de Cristo somos justificados. Deus nos diz que “Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e vivemos na verdade. Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 JOÃO 1:8-9).

O que posso fazer por aqueles que praticam o mal?
“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo. Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue” (MATEUS 5:43-44). Nosso dever é orar por eles para que um dia eles conheçam a Jesus Cristo e possam também se arrepender de seus pecados e confessá-los a Deus, pois “Se [amarmos] apenas aqueles que [nos] amam, que recompensa [receberemos]? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo” (v.46).

Onde encontrar na Bíblia?

ROMANOS 3:10
Como afirmam as Escrituras: “Ninguém é justo, nem um sequer”.

ISAÍAS 64:6
Estamos todos impuros por causa de nosso pecado; quando mostramos nossos atos de justiça, não passam de trapos imundos. Como as folhas das árvores, murchamos e caímos, e nossos pecados nos levam embora como o vento.

ROMANOS 5:8
Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores.

Questões para debate

1. Você tem confessado seus pecados a Deus? De acordo com sua resposta, o que isso tem trazido à sua vida?
2. Você tem orado por aqueles que ainda não conhecem a Deus? Se não, o que tem o impedido?
3. O que você tem feito para agir diferentemente daqueles que entendem o pecado como algo normal nas redes sociais e na
prática cotidiana?

Oração

Senhor Deus, agradeço-te por perdoares os meus pecados por meio de Cristo. Ajuda-me diariamente a vencer a cultura do pecado instalada em nossa sociedade, para que ela não afete a minha vida e o meu relacionamento contigo. Em nome de Jesus, amém!

Stephanie Simeia
Biotecnologia — PUC/PR