Você mergulharia de cabeça num lago sem antes saber qual a profundidade e temperatura da água? Compraria uma casa ou concordaria em alugar um apartamento sem antes verificá-los? Aceitaria um emprego se não soubesse o que iria fazer, quanto seria seu salário, que tipos de benefícios teria, ou quais seriam as condições? Somente se você tivesse a tendência a agir no impulso ou se estivesse muito desesperado, certo? Temos de tomar cuidado com as paixões de nosso coração e saber escolher alguém para ficar ao nosso lado com ajuda de quem já é perfeito: Jesus.

Ninguém (exceto Jesus) demonstra amor perfeito. Então você já sabe que seu futuro ou atual parceiro comete ou cometerá erros. Mas queremos te ajudar nesse processo da busca por um parceiro ou quem sabe para manter o seu relacionamento com o foco correto.

A Bíblia oferece dois princípios úteis: a escolha e a confiança. Estes se aplicam tanto a jovens como a pessoas mais velhas, para todo tipo de relacionamento, especialmente para aqueles que envolvem a real intenção de casamento, àqueles arranjados ou romanticamente induzidos. Independentemente da decisão, deve-se considerar as questões bíblicas.

O que a Bíblia tem a dizer sobre nossas escolhas em relacionamentos?

Primeiro, a Bíblia não cita nada em relação a um namoro, pois o que é considerado é o casamento e o processo até que esse evento se concretize. Então se você está com alguém nesse momento e não pensar em se casar, algo já está errado, você não pode fazer uso da outra pessoa, pois não é o que Jesus faria. Ele está realmente comprometido em Seu amor com a humanidade. Existe a possibilidade de tudo dar errado e não acontecer o casamento? Sim existe essa possibilidade, mas o foco é o casamento e vocês devem se preparar para isso.

Segundo, a Bíblia fala sobre escolha, na história de Isaque e Receba em Gênesis 24 é possível descobrir os princípios por trás das escolhas de Abraão que podem ser aplicados hoje. Um deles é em relação à fé, Abraão pediu que procurasse alguém que professasse a mesma fé que seu povo. Mas não é só ele que tem preocupação com uma união com quem não tem a mesma fé que a sua, Paulo também fala sobre isso. Em 2 Coríntios 6:14,15 encontramos a seguinte afirmação:

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?”

Quando o apóstolo Paulo escreveu essas palavras, não estava especificamente falando de casamento, mas o princípio certamente se aplica a ele. Uma pessoa que coloca sua fé em Cristo é nascida de novo (JOÃO 3:3-16) e “…se alguém está em Cristo, é nova criatura…” (2 CORÍNTIOS 5:17). Uma transformação tão radical de nosso ser espiritual deve causar um impacto profundo em nossas prioridades, objetivos, estilo de vida e relacionamentos.

A escolha de um cônjuge, por exemplo, exige bastante reflexão, muita oração, e muita dependência de Deus por Sua direção. Afinal de contas, é uma decisão que vai afetar você (e seu cônjuge) pelo resto de sua vida. Não é algo que possa encarar levianamente. Entenda que essa primeira escolha é difícil, pois não pode ser aparente, se não você poderá sofrer muito em um relacionamento que começou com uma falsa entrega a Cristo. Então você precisa de ajuda de Jesus para saber se seu parceiro ou parceira atual ou futuro tem seu coração entregue a Cristo. Lembre-se: isso não significa que a pessoa é perfeita, significa que está disposta a sempre buscar a Cristo em meio às dificuldades, inclusive aquelas que vocês, como casal, enfrentarão. Sempre que ficar na dúvida recorra à Palavra, recorra ao que Jesus faria, porque temos muitos exemplos de Seu caráter na Bíblia.

O que a Bíblia tem a dizer sobre confiança?

O outro princípio é a confiança. Devemos confiar em nosso amado Deus. Por que Deus está demorando tanto? Você pode ter certeza de que qualquer atraso que possa encontrar é para o seu bem, e não uma tentativa de Deus para torturá-lo! Pode parecer que o Senhor o abandonou quando só o que você quer é casar e sossegar.

Muitos jovens e idosos experimentam o medo de envelhecer. Um jovem pode começar a ter pânico quando atinge o último ano da faculdade ou a idade quando todos os seus amigos estão se casando. E alguns idosos podem entrar em pânico quando ficam viúvos, ou ao chegarem ao momento de suas vidas em que realmente precisam de companhia. Quer jovens ou idosos, as pessoas acabam procurando uma forma rápida de resolver seus anseios por um parceiro de vida. Não precisamos enfatizar que isso é extremamente perigoso. Não importa a idade, Deus quer que você clame por Ele, ande ao Seu lado e espere nele (SALMOS 27:13; ISAÍAS 30:18). Seja honesto com o Senhor sobre seu desejo de casar. Estes sentimentos são corretos e bons! Mas não perca a paciência e não se distancie de Deus em sua tentativa de encontrar alguém para casar. Se você confia em Deus acima de qualquer relacionamento, você estará no caminho certo na preparação para o casamento. Por outro lado, se não se deleita na presença de Deus, você está tentando preencher um buraco em seu coração que ninguém, além de Deus, poderá preencher, e seus relacionamentos serão frustrados, pois você esperará muito do outro. Entenda, a outra pessoa não é Jesus, somente Ele é perfeito e supre suas mais profundas necessidades por amor, compreensão e aceitação. Vocês se unirão para buscar isso juntos em Cristo. Não existe o par perfeito, existe somente o casamento a três, em que Jesus é o terceiro membro. Sendo Ele o único perfeito, pode fazer seu relacionamento ser mais parecido com quem Ele é.

…um cordão de três dobras não se rompe com facilidade – Eclesiastes 4:12 (NVI)

Para se aprofundar mais nessa questão, indicamos a leitura do livro Casamento a três: uma aliança com Deus.

Alguns trechos deste nosso artigo foram adaptados deste livro.

Agora, queremos desafiar você e seu namorado(a) a terem um momento de reflexão na Palavra. Que juntos vocês possam focar naquele que é perfeito: Jesus.

Confira o plano de leituura em nosso app!

Disponível na App Store
Disponível na Google Play