Leia: Salmo 72

A Bíblia nos diz que devemos orar por nossos governantes (1 Timóteo 2:1-2). O que você procura em um bom governo? Queremos um governo que traga paz e prosperidade. Queremos um governante justo e que se importe com os mais fracos e vulneráveis de nossa sociedade. Se Deus nos desse tal governo, gostaríamos que perdurasse por muito tempo.

O Salmo 72, o poema final do Livro 2 dos Salmos, descreve um governante ideal. Como o único salmo atribuído a Salomão, reflete adequadamente a sabedoria de seu escritor. Nos dois primeiros versos, Salomão pede a Deus que proporcione ao rei justiça e retidão para que ele sempre tome decisões boas e corretas, particularmente para “os pobres” (v.2).

Esses versos estabelecem as bases para o restante do salmo, que passa a descrever quatro características do rei ideal diante de Deus.

Primeiro, ele trará prosperidade ao Seu povo (vv.3,7,16). A palavra traduzida “prosperidade” é a palavra hebraica, shalom. Também pode significar “paz” ou “harmonia”. Sob o governo deste rei, o povo desfrutará de bênçãos materiais, sociais, políticas e espirituais.

Segundo, este rei será especialmente atencioso com os pobres e necessitados. Ele os livrará de seus muitos problemas (vv.2,4,12-14). Aqueles que são fracos são facilmente abusados e explorados. O bom rei de Deus os protegerá e garantirá que recebam justiça.

Em terceiro lugar, este rei traria bênção para todo o mundo (vv.8-11,16-17). Sob seu governo, o poder e a influência de Israel cresceriam, e os reis do mundo lhe trariam presentes (v.15). Isso foi cumprido quando os sábios do leste visitaram Jesus para lhe trazer presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus 2:1-11). A grande promessa de Deus a Abraão era de que, como Deus abençoou a família de Abraão, “Por meio de você todas as famílias da terra serão abençoadas” (Gênesis 12:1-3). Este rei fiel seria o cumprimento dessa promessa.

Finalmente, tal rei reinará para sempre (Salmo 72:5,15).

Por um breve período, pode ter parecido que Deus respondeu à oração deste salmo no rei Salomão. Mas logo ficou claro que aquele rei ficou muito aquém desse ideal. Por mais que ele tenha começado bem, no final de seu reinado, se tornou opressor ao seu povo (1 Reis 12:4) e tinha abandonado o Senhor (11:4). Judeus fiéis continuaram ansiosos pela vinda do piedoso rei do Salmo 72. Todas as promessas deste salmo finalmente encontraram sua realização na vinda do Senhor Jesus. Jesus é o rei reto e justo, por meio do qual todas as nações são abençoadas (Gálatas 3:7-8; Apocalipse 7:9-10).

Somos os servos do rei Jesus. Ele nos chama de sal da Terra. É por nosso intermédio que Deus espalha o shalom, cuida dos pobres e traz salvação a todas as pessoas. 

Reflita

  • É certo esperar que nossos governos reflitam as características do governante ideal como descrito no Salmo 72? Por quê?
  • Como devemos cuidar dos pobres e necessitados? Deveríamos buscar a prosperidade da nossa nação e, se assim for, como?