Muitas vezes, uma questão mais profunda está na raiz de nossos “porquês”: nos sentimos magoados com o que está acontecendo, sabemos que Deus é Todo-poderoso e, por isso, não entendemos por que  Ele permite isso, por que não faz tudo melhor. Por que isso está acontecendo? Deus não se importa?

É normal se sentir decepcionado? Com toda certeza. Podemos viver com isso e ainda confiar em Deus? Sim.

Não estamos sozinhos nisso. Aqui estão cinco pessoas na Bíblia que expressaram suas frustrações a Deus e ainda assim continuaram a viver uma vida de fé.

Para Abraão, foi um conjunto de promessas muito específico: descendência e terra que, combinados, formariam uma grande nação.

Embora não tenha vivido para ver a terra nem a descendência tão numerosa quanto as estrelas, Abraão “ creu no SENHOR, e assim foi considerado justo” (Gn 15:6).

Quando você ficar em dúvida e desanimado, não pare aí; volte para Deus e ouça o que Ele tem a dizer.

Você tem sofrido há muito tempo?

Embora Jó fosse considerado íntegro e correto aos olhos de Deus (Jó 1:8), ele não foi poupado de um imenso sofrimento. Mesmo enquanto Jó afligia-se e derramava sua tristeza, ele falava apenas a verdade sobre Deus (42:7), e sabia aceitar tanto o bem quanto as dificuldades (2:10).

Quando Deus finalmente se revelou, Jó respondeu com fé e humildade, reconhecendo a grandeza divina e sua própria necessidade de arrependimento (42:1-6).

Quando confrontado com provações e sofrimento, clame a Deus. Saiba que Ele está no controle e está trabalhando constantemente para nos tornar perfeitos em Cristo.

Você está enfrentando um período de angustiante espera, sem saber quando Deus vai realizar Seus planos em sua vida?

Davi sabia que Deus o havia ungido como o próximo rei, mas parecia impossível quando ele teve que correr para salvar sua vida, mesmo fugindo para um acampamento inimigo em determinado momento (1Sm 27).

No Salmo 13, Davi repetidamente perguntou a Deus: “Até quando?”, e ele derramou toda a angústia de seu coração. No entanto, o salmo conclui com ele voltando ao amor infalível de Deus, Sua salvação e Sua bondade.

Sempre que você se sentir cercado por ameaças e engolido pelo medo, lembre-se de que Deus ama e salva.

Você passou pelo que pensava ser uma vitória, apenas para ser pego de surpresa por um resultado ruim?

Depois de sobreviver a três anos de seca e testemunhar o triunfo no Monte Carmelo, Elias provavelmente pensou que finalmente seria inocentado. Mas em vez disso, ele teve que se esconder (de novo!) Para permanecer vivo. Que desespero ele deve ter sentido, por ter pedido a Deus para tirar sua vida (1 Reis 19:4).

Mas Deus cuidou das necessidades físicas de Elias, ouviu suas aflições e revelou Sua presença (19:5-14). E depois que Elias foi restaurado, ele continuou a fazer o que Deus havia instruído.

Quando você se sentir cansado e esgotado, saiba que Deus ainda está lá, esperando para ouvir e prover.

Você orou por algo, e apenas obteve o oposto do que pediu?

Quando Jesus veio dias depois da morte de seu irmão Lázaro, Marta foi a Ele para expressar sua decepção – “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11:21). Mesmo assim, naquele momento, ela também conseguiu manter sua fé – “ Mas sei que, mesmo agora, Deus lhe dará tudo que pedir” (v.22).

Mesmo enquanto Marta chorava pela morte de seu irmão, sem saber o que Jesus tinha reservado, ela sabia que Jesus os amava (11:3), que Ele tinha o poder de fazer qualquer coisa segundo a vontade de Deus, e que seu irmão ressuscitará novamente no Dia final.

Quando sua oração render um não, confie no poder e no plano de Deus e encontre descanso, sabendo que Ele nos salvou para sempre.

A partir da vida desses personagens e muito mais, vemos como eles respondem à decepção com fé e obediência. Aprendemos que podemos levar nossas tristezas a Deus, que Ele ouve nossos clamores e tem compaixão (Tiago 5:11). E em nossa tristeza, ainda podemos responder com fé olhando para o caráter de Deus, lembrando de Seu amor e Suas promessas para nós que cremos (Rm 8:37-39).

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.