Você gosta de Salmos?

Em Maravilhoso – Descobrindo Jesus nos Salmos, você conhecerá a linda história de Oliver e seu avô, que juntos estudam o livro de Salmos e se deslumbram com a beleza das poesias deste belo livro da Bíblia. Com linguagem simples e cativante e lindas ilustrações que chamam a atenção das crianças e profundas reflexões que falam ao coração do adulto, esse livro é um excelente recurso para que todas as idades conheçam a Deus, afinal, cada salmo é um tesouro, e quanto mais tempo você investir neles, mais os achará maravilhosos.

Ó SENHOR Deus, como é bom dar-te graças! Como é bom cantar hinos em tua honra, ó Altíssimo! […] Ó SENHOR Deus, os teus feitos poderosos me tornam feliz! Eu canto de alegria pelas coisas que fazes. (vv.1-4)

Reflita por um momento sobre todas as coisas que Deus tem feito. Ele criou a Terra e os Céus com todos os planetas e estrelas. Ele encheu a Terra de animais maravilhosos como as joaninhas, pássaros azuis e borboletas. Deus também cuida de nós. A Bíblia é cheia de histórias sobre Deus salvando o Seu povo dos problemas, curando as doenças e respondendo às orações.

Uma das maneiras como podemos adorar a Deus é louvar e agradecer a Ele por Suas maravilhosas obras. O Salmo 92 diz que é bom louvar a Deus. É bom louvá-lo aos domingos na igreja, e é bom louvá-lo em casa. É bom render louvores com outras pessoas ou sozinho. É bom louvá-lo em todo lugar e a qualquer momento. 

Este salmo diz que você pode cantar o amor de Deus pela manhã e a sua fidelidade à noite. Você pode louvá-lo a qualquer hora do dia! Você pode elevar o seu coração a Deus em louvor por meio da oração e canções. Deus ama ouvir o louvor do seu coração enquanto você exalta o nome dele! Ele ama ouvir o seu coração cantar. Como você pode louvar a Deus hoje? O que Ele tem feito por você? Brade um “muito obrigado” a Deus. Diga em alta voz frases como: “Obrigado, Deus, pela minha família! Obrigado, Deus, por manter o meu coração batendo. Obrigado pelas nuvens no céu e o Sol que brilha!”. Você pode falar às outras pessoas ou simplesmente conversar com Deus no silêncio do seu quarto compartilhando o que está em seu coração e rendendo louvor. O que quer que você faça, eleve o seu coração ao Senhor. Declare a Sua glória! Cante louvores ao Seu nome. É bom dar graças ao Senhor!

Que aqueles que ele libertou repitam isso em louvor ao SENHOR! Ele os livrou das mãos dos seus inimigos e fez com que eles voltassem dos países estrangeiros, do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste. (vv.2-3) Imagine que você faz parte de um time esportivo e vence a final do campeonato. Para celebrar, seu treinador convida a todos para irem à sorveteria da cidade, que fica em frente ao campo. Ele grita o mais alto que pode: “Sorvete de graça para todo mundo!”. Isso significa que você, todos os jogadores do time, toda a sua família, amigos e até mesmo os árbitros estão convidados a se juntar a ele. Todos dão saltos de alegria e gritam: “Viva!”. Então correm e dizem às pessoas na arquibancada: “Vencemos! Sorvete grátis para todos!”. O Salmo 107 descreve uma cena que soa como vencer esse jogo do campeonato, mas de forma muito melhor e maior! Jesus morreu na cruz para pagar o castigo do nosso pecado. Ele pagou o preço — é isso o que significa redenção. Agora o caminho para o Céu está acessível e livre para todo aquele que crê, de toda nação. Deus reunirá Seus filhos do Leste, Oeste, Norte e Sul. O chamado gratuito da graça divina chega até aqueles que vagam no deserto, que estão em problemas, os que têm fome e sede, prisioneiros e todas as pessoas que estão vivendo na escuridão do pecado. Jesus disse: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28).

Você sabia que o Senhor está chamando você para Ele? Deus tem chamado cada um de nós pelo nome. Jesus conquistou a vitória para todos nós e quer que nos juntemos à Sua celebração de vitória e que compartilhemos a verdade de que o caminho para o Céu está aberto. Jesus pagou o preço. Ele conquistou a nossa vitória! Abandone o seu pecado e dificuldades e venha até Jesus, crendo, e você poderá fazer parte dessa grande celebração.

O SENHOR Deus disse ao meu senhor, o rei: “Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés”. (v.1) Quando um show ou apresentação artística vem à cidade, são colocados cartazes para que todos saibam e possam comparecer. Em algumas culturas, quando alguém se casa ou vai ter um bebê, é feito um anúncio por meio de cartões ou e-mail para contar a todos a novidade. Mas, quando Deus quis anunciar que Ele enviaria Jesus, Ele falou com as pessoas por intermédio dos profetas para que elas conhecessem o plano do Senhor. O Salmo 110 é uma profecia sobre Deus enviando o Seu Filho Jesus. Analise o salmo e veja se encontra uma pista que aponta para o Messias. Aqui temos algumas delas: sabemos que a pessoa que Deus enviará se assenta à Sua direita (v.1) e que essa pessoa é um rei, porque tem um cetro (v.2). Esse rei governará sobre seus inimigos e será um sacerdote para sempre (v.4). Ele também julgará as nações (v.6). Jesus é esse Rei, a única pessoa que se encaixa em todas essas descrições.

Portanto, muito antes de Jesus nascer, o rei Davi, inspirado pelo Espírito de Deus, cantou essa canção sobre Jesus. Quando o povo de Israel ouviu as palavras desse salmo, soube que se tratava da promessa do Altíssimo de enviar um rei que viveria para sempre e salvaria o povo de Deus. 

Agradeça a Deus hoje por manter a Sua promessa de enviar um Resgatador para os pecadores. Seja grato a Ele por estar no Céu agora, intercedendo à destra do Pai por você. Agradeça a Ele por você ser plenamente aceito por Deus por causa de Jesus. Em Cristo, todas as promessas do Senhor se tornam reais. O anúncio do Altíssimo a Davi se tornou realidade, e você também pode usufruir dele agora! 

Maravilhoso

Artigo retirado de trechos do livro

Maravilhoso

Artigo retirado de trechos do livro