Conexão Universitária – Tempo

O tempo é precioso demais para ser desperdiçado com o que não traz vida. Quando estamos realizando um curso superior, percebemos que cada segundo importa e se, além da graduação ou pós-graduação, temos que trabalhar para ganhar ou contribuir com o sustento, achamos que o tempo parece não ser suficiente. A vida acadêmica, que se volta para uma sólida formação com qualidade teórica e prática, exige equacionar com sabedoria o tempo. Muitas vezes, como cristãos universitários, nós desperdiçamos este recurso precioso em afazeres e coisas que não valem a pena, e nesses casos experimentamos uma real perda de tempo. É necessário encontrar equilíbrio para desfrutar cada instante que Deus nos deu, “aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus” (EFÉSIOS 5:16 NAA). Sobre isso queremos refletir e orar neste texto.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

TITO 3:9

Não se envolva em discussões tolas sobre genealogias intermináveis, nem em disputas e brigas sobre a obediência às leis judaicas. Essas coisas são inúteis, e perda de tempo.

LUCAS 9:59-62

E a outra pessoa ele disse: “Siga-me”. O homem, porém, respondeu: “Senhor, deixe-me primeiro sepultar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos. Você, porém, deve ir e anunciar o reino de Deus”. Outro, ainda, disse: “Senhor, eu o seguirei, mas deixe que antes me despeça de minha família”. Mas Jesus lhe disse: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus”.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO:

Perda de tempo

O apóstolo Paulo afirma que algumas discussões tolas e intermináveis são perda de tempo. Analisando o cotidiano, por vezes, são desperdiçadas energias físicas e mentais com questões que não agregam valor algum. Isso pode acontecer quando algumas conversas se voltam para controvérsias desnecessárias e a oportunidade que se tinha de aprendizagem mútua, por meio do diálogo, é desperdiçada. Muitas outras coisas podem fazer com que se perca tempo durante o período de vida na universidade, como passar a viver uma competitividade desenfreada por notas, de querer provar seu valor para colegas que não tem compromisso com Deus, de insistir em relacionamentos fora da vontade de Deus, de se importar mais em agradar pessoas do que a Deus, entre outros. Tudo isso pode se tornar uma corrida atrás do vento que não leva a lugar algum que seja bom.

Investindo tempo

Investir em algo bom — como boas leituras, bons relacionamentos, bons cursos, em saúde — pode não ser, à primeira vista, uma das coisas mais fáceis da vida, pois exige esforço e perseverança. Percebemos no texto de Lucas 9:59-62 que, ante o convite de Jesus, as pessoas apresentavam razões para não seguir o Mestre, pois disseram: “deixe-me primeiro…” e “deixe que antes…”. Logo, Jesus não era prioridade na agenda deles. Eles não investiram tempo para acolher o convite que lhes fora feito. Muitas vezes somos assim: em primeiro lugar de nossa vida colocamos as tarefas acadêmicas, a busca pelo sucesso profissional ou um romance pessoal, relegando a segundo plano o Reino de Deus e a Sua justiça. Precisamos parar um pouco e pensar se estamos investindo tempo nas melhores coisas, se estamos buscando equilíbrio na utilização do nosso tempo. Que a primícia de nosso tempo seja dedicada a estar na presença de Jesus. Se não podemos controlar o tempo, podemos desfrutar dele e investi-lo melhor em cada dia que Deus nos concede para viver.

QUESTÕES PARA DEBATE

1. Em sua vida acadêmica, o que você consegue identificar como perda de tempo?

2. De que maneira você pode melhorar o uso do seu tempo a fim de equilibrar suas atividades acadêmicas com as diversas áreas de

sua vida?

3. Em que você precisa investir tempo? Está disposto a abrir mão daquilo que o impede de fazer isso? De forma prática, o que você

pode fazer a respeito?

ORAÇÃO

Pai querido, em um mundo tão acelerado, ajuda-me a equilibrar o tempo que Tu tens me concedido. Agradeço-te por mais um dia de vida, mais uma manhã na qual a Tua misericórdia se levantou sobre mim. Eu não quero desperdiçar tempo com coisas que não edificam, deixo para trás as polêmicas e dissoluções em que já me envolvi e olho para ti, pois quero viver tempo de qualidade em Tua presença. Que Tu estejas comigo em todos os lugares onde eu estiver, que a Tua presença em minha vida seja notória na universidade que frequento e a todos que me cercam, e desse modo o Teu nome seja exaltado no lugar mais alto dessa instituição e vidas se rendam a ti. É o que te peço e te agradeço. Em nome de Jesus. Amém!

Paulo de Jesus

Professor — UFMA