Templo de Deus

O pastor Paulo Cunha, da Igreja Betesda Maranata em Curitiba nos trouxe esta meditação. Na oportunidade, tivemos um momento de oração e um momento para compartilhar a Palavra de Deus no escritório na sede de Ministérios Pão Diário. Foi um momento de grande edificação espiritual para cada participante.

Esperamos que estas palavras compartilhadas pelo pastor Paulo, toquem em seu coração, fazendo-o buscar a Deus cada vez mais, para que a sua “lâmina” esteja sempre afiada e apta para compartilhar o trabalho de Deus. Esta é nossa oração.

Seus amigos de Ministérios Pão Diário

Lucas 19:45-46

O que é o templo? Templo é o lugar onde Deus deve ser honrado, adorado, louvado e servido. Por falar em servir, quais tem sido as suas motivações para servir a Deus?

Nós somos templo e Deus nos pergunta: O que você está fazendo com este templo? Você quer os Meus, ou os seus planos? Você quer os Meus caminhos, ou os seus? Deus quer os interesses dele em nossos corações.

Na Bíblia em alguns trechos o templo é chamado de casa de oração, e para que o nosso templo seja uma casa de oração temos que permitir que nele prevaleça a vontade de Deus. 1 Pedro 2:9 nos diz: “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz (RA).” Portanto, vemos claramente o que somos aqui neste texto.

Para eu ser o que Deus quer, tenho que mortificar o meu eu, devo morrer e ressuscitar em Cristo, como Paulo diz: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.”

Para ser pleno em Deus tenho que me esvaziar de mim mesmo e permitir que Deus aja através de mim. Quando vamos parar de agir da nossa maneira, dizendo ser esta a maneira de Deus e fazer o que Ele quer?

A vontade de Deus é que realmente sejamos templo. No Antigo Testamento, o templo era divido em três partes, sacerdócio, sacrifício e altar. Se eu quero ser um templo, devo ser sacerdote de Deus; o sacerdote tinha por ofício viver para Deus, então não significa que devemos fazer algo para Deus, nós devemos viver por Ele e para Ele 24h por dia. Devemos obedecer a Sua Palavra, assim como o sacerdote obedece às ordens. Como sacerdotes, temos por dever conduzir as pessoas ao altar. O altar era confeccionado pela graça de Deus — ver Êxodo 20:25 — se fizermos as coisas à nossa maneira, profanamos o altar de Deus. Pois altar é feito por intermédio da graça de Deus, portanto não há o que acrescentar ou melhorar.

Se realmente quero ser templo, devo me sacrificar, e não aquilo que tenho em minhas mãos. Deus não quer que sacrifiquemos os outros ou as coisas, mas sim as nossas próprias vidas, não o nosso dinheiro ou nossos bens, mas nós mesmos.

Se não fizermos isso no Espírito, não seremos genuínos, verdadeiros. Muitos perdem tempo sendo bons religiosos, porém sem viver no Espírito, sem andar com o Espírito de Deus, tendo apenas o conhecimento teórico de que assim deve ser feito. Só posso ser aceito por Deus se sacrificar-me em Cristo.

Ao nos entendermos como templo, vamos também nos entender como instrumentos nas mãos do Senhor, e entenderemos Deus usando as nossas vidas. O livro de Eclesiastes 10:10 afirma: “Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. ” às vezes Deus tem que fazer um “esforço” para nos usar, porque a lâmina está cega. Quantas vezes o nosso Deus precisa insistir para fazermos algo, e, se estivéssemos afiados seria bem mais fácil. Deus muitas vezes está limitando nossas vidas para que estejamos afiados.

2 Timóteo 2:15 nos mostra como devemos nos apresentar a Deus. Em uma guerra, uma das piores coisas é o soldado mal treinado e fora de forma, pois os outros têm de se arriscar para ajudá-los a não ficarem para trás. Enquanto isso, a guerra está sendo perdida. Em nossa vida espiritual é assim também, muitas vezes até dificultamos que a obra de Deus seja feita. Devemos ser cristãos afiados, e que andam na presença de Deus, Ele nos aperfeiçoa em todo o tempo para que sejamos ferramentas úteis para Ele.

Devemos orar e meditar na Palavra de Deus, mas não apenas para ensinarmos aos outros, mas para ensinarmos a nós mesmos. Estude a Palavra, tenha um tempo a mais com Deus, seja templo, seja uma ferramenta afiada e certamente você verá o que Deus pode fazer para a sua vida e através dela.