Conexão Universitária – Sexualidade

O tema sexualidade foi, durante muito tempo, um tabu dentro das igrejas, principalmente para adolescentes, como se o sexo em si fosse pecado. Basta um pouco de raciocínio para se concluir que não é, pois, na verdade, a corrupção da carne é que banalizou o propósito do sexo: de algo reservado ao casamento para o desejo egoísta de saciar a própria carne. Para isso, usa-se a outra pessoa apenas como meio de prazer, sem o desejo de assumir de fato um compromisso com ela. O que devemos fazer quando vemos tal banalização adentrando a igreja?

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

ROMANOS 6:19

Uso o exemplo da escravidão para ajudá-los a entender isso tudo, pois sua natureza humana é fraca. No passado, vocês se deixaram escravizar pela impureza e pela maldade, o que os fez afundar ainda mais no pecado. Agora, devem se entregar como escravos à vida de justiça, para que se tornem santos.

1 CORÍNTIOS 6:18-20

Fujam da imoralidade sexual! Nenhum outro pecado afeta o corpo como esse, pois a imoralidade sexual é um pecado contra o próprio corpo. Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Meu corpo, minhas regras?

Normalmente temos um sentimento de posse da nossa própria vida, que as regras válidas são as nossas, afinal “ninguém paga as nossas contas”, não é mesmo? Bem, parece que a única conta que não podíamos pagar foi paga por Jesus com Seu próprio sangue, sem que Ele tivesse obrigação nenhuma quanto a isso. É a partir do sacrifício dele que passamos a ter o privilégio de tê-lo como Senhor e de fazer parte do Seu Corpo. Dito isto, podemos concordar que o único que, de fato, pode dizer: “Meu corpo, minhas regras” é o próprio Cristo. Pois Ele não é apenas nosso Salvador, mas também o nosso Senhor; Ele não é somente o advogado fiel, mas também é o justo juiz, e nenhum pecado cometido deliberadamente passará impune (HEBREUS 10:26).

Deixando o egoísmo de lado

Várias vezes você já ouviu alguém dizer que está esperando a pessoa certa, mas quantas dessas pessoas estão preocupadas em ser a pessoa certa? Na maioria das vezes temos um senso de ser servido e não de servir; naturalmente, que em um relacionamento amoroso deve haver reciprocidade, porém as intenções não podem estar centradas no próprio “eu”. Em 1 Coríntios 7, o apóstolo Paulo exorta, com relação ao casamento, que a esposa seja submissa ao marido e o marido ame a esposa como Cristo amou a Sua Igreja, ou seja, entregando a vida por ela. Então, existe uma responsabilidade sobre os dois em servir reciprocamente com prazer.

Fixando os olhos no lugar certo

Um dos maiores problemas na nossa geração é a idolatria. Tendemos a associar este pecado apenas a religiões diferentes da nossa, mas nunca olhamos para nosso interior e identificamos os ídolos que erigimos. É importante entender o sentido de termo idolatria, que indica colocar qualquer coisa ou pessoa no lugar de Deus em nosso coração; sem dúvida o relacionamento amoroso tem um potencial gigantesco para tornar-se um ídolo em nossa vida. Isso acontece por fixarmos nosso olhar na pessoa e não em Jesus. Quando fixarmos nosso olhar em Jesus e o amarmos de todo nosso coração, acima de que qualquer coisa, estaremos prontos para ter um relacionamento saudável e que gerará frutos não apenas nesta vida, mas para a eternidade.

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Quando você se apaixona por alguém, você prioriza os aspectos carnais ou os espirituais? De que forma isso se caracteriza?

2- Onde você tem fixado o seu olhar atualmente? Nas coisas terrenas ou nas eternas? O que isso revela sobre você?

3- Quando se fala em servir a pessoa com a qual você se relacionar, você se sente incomodado ou motivado? Por quê?

ORAÇÃO

Jesus, peço a ti que meus irmãos te desejem de todo o coração, e que eles não olhem para as circunstâncias. Livra-os da tentação da carne, preserva a santidade em cada um a fim de que o desejo de te agradar seja maior do que o desejo de saciar a vontade da carne. Reveste-os de resiliência e com a armadura do Espírito para que resistam ao dia mau. Em nome de Jesus. Amém!

William Watson

Engenharia Mecânica — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais