Sete maneiras práticas de ser luz no seu local de trabalho

Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho. Se vamos ser boas testemunhas de Cristo, “ser uma luz em nosso local de trabalho” seria um lugar natural para começar, certo?

Mas às vezes isso parece muito mais viável no domingo, depois de um sermão encorajador, do que após vários dias de trabalho, numa rotina exaustiva ou um ambiente rigoroso e não cristão.

Então, como podemos continuar exibindo boas obras que fariam nossos colegas de trabalho quererem se voltar e glorificar a Deus (Mateus 5:16)? Mesmo assustador, não é impossível. Vamos dar uma olhada em sete maneiras práticas de levar a luz de Cristo ao nosso local de trabalho!

É fácil reconhecer preguiça ou incompetência em outras pessoas que nos dão mais trabalho. Mas com que frequência nos esforçamos para reconhecer o impacto positivo do trabalho de outra pessoa?

Seu chefe forneceu feedback útil sobre um projeto? Você notou algum ponto forte no estagiário com quem está trabalhando? Você tem um determinado colega de trabalho em quem pode confiar para um trabalho claro e organizado?

Que aprendamos a captar pequenos detalhes que podemos reconhecer e afirmar nos outros para incentivá-los e lhes dar ânimo!

Pode ser tentador encobrir nossos erros, especialmente em nosso local de trabalho. Mas, em vez de trabalhar para avançar em nossas próprias carreiras, vamos assumir humildemente nossos erros e trabalhar duro para reduzir qualquer possível impacto negativo sobre os outros.

Ao fazer isso, temos a oportunidade de promover a humildade cristã (e não a nós mesmos).

Todos nós já tivemos aquele dia em que o trabalho nos dá vontade de arrancar os cabelos. Nesses momentos em que nos sentimos sobrecarregados pelas demandas do trabalho ou frustrados com as ações dos outros, tendemos a perder a paciência ou falar de forma descuidada.

Quer nossos colegas de trabalho considerem isso significativo ou não, podemos nos desculpar por nossos temperamentos explosivos, pedir perdão quando necessário e, o mais importante, tornar claro o caráter gentil, gentil e paciente que somos chamados a demonstrar.

Reclamar é um dos inícios de conversa mais fáceis. Mas podemos vocalizar nossa gratidão!

Talvez tenhamos um bom amigo no trabalho ou uma oportunidade de nos envolvermos em um novo projeto. Podemos ser gratos pelas habilidades de trabalho que estamos desenvolvendo e que serão úteis mais tarde na vida!

Na prática, a gratidão contribuirá para um ambiente de trabalho mais positivo e também nos ajudará a treinar nossas mentes para contar e agradecer a Deus pelas bênçãos que temos.

Quando chega o momento de bater o ponto no fim do expediente, muitos de nós não poderíamos estar mais entusiasmados com o check-out mental e físico do trabalho.

Mas pode ser realmente impactante usar parte do nosso precioso tempo fora do trabalho para ajudar alguém com quem trabalhamos todos os dias. Seja ajudando um colega de trabalho a se mudar para uma nova casa ou levando uma refeição para alguém que está se recuperando de uma cirurgia, demonstraremos o amor de Deus aos nossos colegas de trabalho, servindo-os com nosso tempo sempre que pudermos!

Existem muitas maneiras apropriadas e cordiais de sermos mais sociáveis com nossos colegas de trabalho. Convide-os para um jogo de esportes ou organize um chá de bebê para uma futura mamãe! Talvez um novo restaurante próximo possa inspirar um almoço entre colegas do mesmo setor ou entre setores.

Reservar tempo para socializar com nossos colegas da empresa cria espaço para desenvolver mais do que relacionamentos além do superficial, e este é o melhor ponto de partida para compartilharmos o evangelho com eles.

É fácil esquecer que nossos colegas de trabalho têm suas próprias vidas e lutas pessoais. Podemos olhar ao redor, mesmo em um pequeno escritório, e saber que muitos estão lutando contra alguma combinação de infidelidade, vício, conflito familiar ou depressão. Muitas vezes não é perceptível.

Assim, que levemos a sério a oração por nossos colegas de trabalho. Ao orarmos para que Deus os ajude, podemos lembrar que o maior apoio que eles podem receber é o próprio Deus. No mesmo espírito que Jesus orou por aqueles que o perseguiram, vamos olhar para aqueles ao nosso redor e orar diligentemente para que eles possam conhecer a Deus (Lucas 23:34).

Se pensarmos sobre isso, nossos colegas de trabalho são algumas das pessoas com quem temos mais oportunidade de compartilhar o evangelho ou mostrar um caráter semelhante ao de Cristo. Portanto, que possamos entrar em nossos locais de trabalho com um senso renovado de intencionalidade para compartilhar a luz de Jesus em tudo o que fazemos!

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.