O assunto deste mês no estudo Descobrindo a Palavra é a participação da igreja e a comunidade de cristãos.

Comunidade. O que essa palavra traz à mente? Jesus orou para que a comunidade de cristãos fosse conhecida pela unidade, alegria, crescimento na verdade e urgência da missão (João 17).

UNIDADE

“…protege-os com o poder do teu nome para que eles estejam unidos, assim como nós estamos” (v.11).

Jesus pediu ao Pai para deixar que unidade fosse uma marca definidora da igreja. Unidade não significa uniformidade; todos nós trazemos nossas respectivas personalidades à composição. Mas em nossa diversidade, nós ainda podemos demonstrar amor ao mundo ao nosso redor.

ALEGRIA

 “…que eles tenham minha plena alegria em si mesmos” (v.13).

Um dos maiores benefícios da comunidade é o encorajamento que ela traz. Amigos cristãos estão lá para nos lembrar de que nossa alegria só pode ser satisfeita por nosso Criador.

CRESCIMENTO NA VERDADE 

“…os protejas do maligno” (v.15).

Nossa comunidade cristã tem a capacidade única de nos confrontar e corrigir quando nos desviarmos da verdade. É o papel de nossa comunidade nos ajudar novamente a fixar nossos olhos no evangelho.

URGÊNCIA DA MISSÃO

“…eu os envio ao mundo” (v.18).

Os cristãos nunca deveriam se isolar do mundo. Jesus nos chama para viver em comunidade (Mateus 28:18-20). Nossos relacionamentos basilares com os cristãos dão peso e urgência aos nossos outros relacionamentos (amigos não cristãos). Reunimo-nos para orar com e pelos outros. Então saímos da igreja para servir, amar e convidar outros a um relacionamento com Jesus.

Ele exortou os cristãos a perseverar na fé, e para atingir esse objetivo enfatizou: “não deixemos de nos reunir” (Hebreus 10:25). Por quê? Porque algo vital faltaria na nossa ausência: encorajamento mútuo (v.25)

Nós que choramos pelo corpo de Cristo ferido por nossos pecados não devemos dividir Seu Corpo, a Igreja, com nossa raiva, fofoca e panelinhas. Melhor sermos injustiçados do que culpados do escândalo de causar divisão na igreja.

O apóstolo Paulo iguala a igreja a um corpo, cada parte necessitando da outra para funcionar. Se a igreja fosse só olhos, não haveria audição; se fosse só ouvidos, não haveria sentido do olfato (1 Coríntios 12:14-17). “ O olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você’”, diz Paulo (v.21). Cada um de nós desempenha um papel na igreja com base em nossos dons espirituais (vv.7-11, 18).

Não é apenas a Internet que nos permite manter um senso de conexão. Nós nos conectamos uns aos outros como membros do Corpo de Cristo por meio do Espírito. Paulo expressou essa noção séculos atrás em sua carta aos Colossenses. Embora ele não tenha pessoalmente fundado a igreja deles, Paulo se preocupou profundamente com eles e sua fé.