Conexão Universitária – Seja feita a minha vontade

Você já fez algo um pouco diferente do que lhe foi direcionado, pensando em

estar fazendo o certo, e as coisas não acabaram bem? Muitas vezes pedimos a direção de Deus, mas ao recebermos a resposta dele queremos dar um jeitinho, ou uma aprimorada, naquilo que Ele nos direcionou a fazer. Seja em situações na família, na faculdade ou nos relacionamentos, deixamo-nos levar pela nossa justiça própria, por aquilo que pensamos que será melhor e revelamos um coração que não depende totalmente do Senhor. Assim, as nossas decisões acabam sendo mais influenciadas pelo meio do que por Deus, revelando resquícios de rebeldia em nós, e acabamos por sofrer as consequências dos nossos atos.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

NÚMEROS 20:8

“Você e Arão, peguem a vara e reúnam todo o povo. Enquanto eles observam, falem àquela rocha ali, e dela jorrará água. Vocês tirarão água suficiente da rocha para matar a sede de toda a comunidade e de seus animais”. vv.11-12

Então Moisés levantou a mão e bateu na rocha duas vezes com a vara, e jorrou muita água. Assim, toda a comunidade e todos os seus animais beberam até matar a sede. O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: “Uma vez que vocês não confiaram em mim para mostrar minha santidade aos israelitas, não os conduzirão à terra que eu lhes dou!”.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

O povo estava no deserto sem água há um tempo, mas já tinham desfrutado de muitos milagres incríveis de Deus, e mesmo assim começaram a reclamar e a pressionar Moisés. Eles tinham visto tantas coisas vindas do Eterno e, mesmo assim, não confiavam totalmente nele. 

Comece certo, buscando a direção do Senhor

Moisés começou certo: buscou a Deus diante da pressão do povo e recebeu direção. Quando buscamos a Deus, podemos ter a confiança de que não estaremos perdidos, pois mesmo em momentos difíceis, de alguma forma, Ele sempre indica o caminho e revela Seu propósito na situação. Tal revelação pode vir de várias maneiras, mas para isso nós precisamos nos relacionarmos com Deus, investir tempo em oração e na leitura de Sua Palavra, além de estar perto de pessoas sábias que podem nos ajudar a discernir a Sua voz. Precisamos aprender, de fato, a confiar totalmente no Senhor. Crer que Ele sempre trará provisão, lembrando de que o nosso Deus nunca falha.

Submeta-se à vontade de Deus 

Moisés cometeu um grande erro quando deixou que as atitudes do povo influenciassem seus sentimentos e ações, a ponto de seu coração ser tomado por ira e justiça própria. Ele não se submeteu às simples e específicas orientações de Deus, mas agiu do seu próprio jeito. Quis dar um “toque pessoal” e usou a ocasião para fazer o que queria: expressar sua ira, julgamento sobre um povo desobediente e murmurador.

Ao espancar a rocha para extravasar sua ira, ele tentou demonstrar poder, porém revelou um coração cheio de autossuficiência, ainda arrogante e tão rebelde quanto o do povo. Deus ainda teve misericórdia de Moisés e do povo, e fez com que brotasse água da rocha, contudo Moisés sofreu pesadas consequências, pois ele não entrou na Terra Prometida. Na tentativa de ajudar a Deus, revelou que não tinha fé suficiente para fazer com que o povo reconhecesse o poder do Todo-Poderoso. Ele fez algo pensando estar certo, mas estava totalmente errado, fez o que parecia ser certo aos seus olhos, mas não segundo a vontade de Deus.

Faça uma análise de como está sua confiança e obediência a Deus, renove sua mente e escolha se despir da sua justiça própria e arrogância. Permita-se assim ser transformado para viver plenamente as promessas de Deus.

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. Se você estivesse no lugar de Moisés, o que você faria?
  2. Você tem algum exemplo de alguma situação em sua vida na qual você tentou ajudar a Deus e se deu mal? Qual?
  3. Como podemos identificar se estamos nos desviando da vontade de Deus ou entrando em rebeldia? O que fazer para confiar totalmente em Deus?

ORAÇÃO

Deus, perdoa-nos pela arrogância e justiça própria que permeiam nosso coração, e por todas as vezes que tentamos agir por nós mesmos e deixamos de confiar no Senhor. Leva-nos ao lugar onde possamos ouvir com clareza a Tua voz e dá-nos um coração obediente pronto a seguir a Tua direção, lembrando-nos sempre que Tua vontade é boa,

perfeita e agradável. Em nome de Jesus. Amém!

Lucas Silva

Engenharia Elétrica — Jesus na UFPR/Time REDE

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais