Formação em Capelania na Segurança Pública

O curso Formação em Capelania na Segurança Pública — Assistência espiritual foi organizado em cumprimento ao Acordo de Cooperação cnº 01/2021/CSS/CGPP-DPSP/DPSP/SENASP, celebrado em 20 de agosto de 2021, entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministérios Pão Diário.
 
A finalidade do curso é formar voluntários, voluntárias e capelães institucionais para prestação de assistência espiritual aos membros dos órgãos integrantes do SUPS (Art 9º da Lei nº 13.675 de 11/06/2018).
 
Este curso de formação, encontra-se alinhado aos princípios da gestão pública no contexto do Estado Democrático de Direito, fazendo jus ao princípio da laicidade do Estado. Desse modo, ao abordar os temas relacionados à espiritualidade e à religião no contexto das Organizações de Segurança Pública, os conteúdos propostos buscam fundamentação nas Ciências da Religião.
Programação

20/08/22 a 05/11/22

Carga horária

120 horas

Modalidade

On-line

Instrutores:

Ailton Sousa Bastos

Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás; Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Goiano, Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército no Rio de Janeiro,  Especialista em Planejamento e Gestão em Defesa Civil pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas FGV DF, Psicanalista Clínico pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, Pós Graduado em Saúde Mental pela Escola Brasileira de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz  FioCRuz Rio de Janeiro, Pós-graduado em Dinâmica de Grupos pelo ISBL em Londrina Paraná. Capelão Voluntário na Academia de Polícia Militar de Goiás e Colaborador do PROARE Programa de Assistência Religiosa do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Carlos André Medeiros Lamin

Cel. da PMSP, Mestre em Aperfeiçoamento de Oficiais, pelo Centro de Altos estudos de Segurança da PME SP (2019). É Capelão Militar e Diretor de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – SP. Área de ação: Defesa, com ênfase em Proteção e Defesa Civil. É autor do livro A polícia e a igreja publicado por Publicações Pão Diário.

Dorcas Rodrigues Récaman

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (1993-1996). Especialização em Coordenação Pedagógica-UFES- MEC (2014-2015); Especialização em Educação em Direitos Humanos ProEx-UFES(2011-2012), Especialista em  Ensino das Séries Iniciais pela Universidade Federal do Espírito Santo Lato-sensu( 1990-91); Licenciada em Pedagogia-Orientação Educacional pela Universidade Federal do Espírito Santo(1981); Autora de livro e Artigos científicos; Orientadora Co-orientadora de Artigos Científicos e de dissertações.

Eudóxio Mendes dos Santos Júnior

Rev. Eudóxio Santos, bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do
Sul, Campinas (SP); Pós-graduado em Clinical Pastoral Education pela
University of Tennesse (USA); Doctor of Ministry pelo Reformed Theological
Seminary (USA); Membro da Junta Educacional Teológica (JET) Supremo
Concílio/IPB.

Ezequiel Brasil Pereira

Mestrado em andamento em Ciências Políticas – Políticas Públicas (Lusófona do Porto), possui especialização em Políticas Públicas (Universidade Federal de Goiás), especialização em Ciências Políticas e Relações Internacionais (ETNIA-UNIFIL), especialização em Capelania Militar e Policial (UNIMAUÁ DF), Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Batista Goiano – STBG) Licenciatura em Filosofia (Universidade Federal de Goiás – UFG). Colaborador do Pão Diário Segurança Pública e autor da obra, Os Bastidores da Missão – Mobilização e Captação de Recursos Para Organizações Inspiradas na Fé.

Glédston Campos dos Reis

Especialização em Capelania Militar e Policial (UniMauá – Centro Universitário),  Brasília-DF, 2022; Especialização em Capelania Militar (UniEVANGÉLICA, Anápolis-GO), 2013; Especialização em Execução de Políticas de Segurança Pública, (Academia Nacional de Polícia, Brasília-DF), 2010; Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Universidade de Brasília  – UnB), 2000; Bacharel em Teologia (Faculdade Evangélica – FE, Brasília-DF), 2015; Bacharel em Direito ( Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – A.E.U.D.F); 1987. Atuou como Diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, 2003/2007. Colaborador do Pão Diário Segurança Pública.

Hudson Faria dos Santos

Bacharel em Teologia pelo SETECEB – Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil (Anápolis – GO); Psicanalista ligado ao Conipse – Conselho Internacional de Psicanálise; Gestão de Serviços Executivos na Faculdade Cambury, Goiânia – GO;  Pós-graduado em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico pelo Centro Universitário Internacional Signorelli (Rio de Janeiro – RJ); Pós-Graduado em Capelania Militar e policial pela Faculdade Mauá. Capelão na Fundação Dom Pedro II.

Messias Valverde

Pós-doutorado em Ciências da Religião, Universidade Federal da Juiz de Fora (UFJF, 2011); Doutorado em Teologia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE, 2002, BH); Mestrado em Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP,1993); Licenciatura em Letras, Universidade Iguaçu,( UNIG, RJ, 1998 ); Especialização em Administração da Educação , Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 1989). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – FATEO- 1983- SBC- SP.

Objetivos

Promover a formação básica de assistentes espirituais, voluntários e voluntárias, que exercerão atividades de Assistência Espiritual junto aos órgãos do SUSP, como prática integrativa, a título de colaboração com o MJSP/SENASP/PRÓ-VIDA.

Metodologia

O curso Formação em Capelania na Segurança Pública — Assistência espiritual será ofertado na modalidade EaD (online).

Cada disciplina será desenvolvida levando-se em conta o desenho instrucional abaixo:

•          Estudo por meio das videoaulas, disponibilizadas na plataforma;

•          Estudo por meio da leitura dos textos indicados;

•          Encontro síncrono, com aulas remotas;

•          Cumprimento das atividades avaliativas.

A mediação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá através da atuação do trabalho de tutoria, desenvolvido na plataforma, por meio da interação no Fórum de Dúvidas e dos feedbacks das atividades avaliativas.

Público-alvo

Profissionais de Segurança Pública e demais interessados. Todos voluntários que tenham, no mínimo, o Ensino Médio completo.

Pré-requisitos

Os candidatos à matrícula deverão ter, no mínimo, 25 anos de idade no ato da matrícula. Deverão preencher e enviar (on-line) a ficha de inscrição, acompanhada dos seguintes documentos: 

  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia de certificado de conclusão do Ensino Médio ou de diploma de curso superior;
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Recomendação da autoridade eclesiástica (ou líder religioso) de sua religião.
  • Comprovante de endereço.
*Profissionais da Segurança Pública: Para participar do curso, solicite mais informações a seus superiores ou coordenadores de assistência espiritual da sua unidade, o escrevendo para atendimento@pdsp.com.br

Conteúdo programático

A espiritualidade como dado antropológico; cultivo da espiritualidade e qualidade de vida; pluralismo religioso no ambiente militar e policial; confessionalidade, respeito à diversidade religiosa.

Modelo brasileiro de Estado laico; pluralismo cultural e religioso; preceitos éticos aplicados à prestação de Assistência Religiosa e Espiritual.

Visão panorâmica dos órgãos do SUSP: visão, missão, valores, destinação constitucional, estrutura orgânico-administrativa e cultura organizacional; normas de etiqueta; noções de cerimonial militar e policial; principais demandas na área da Assistência Religiosa, Espiritual e da Educação Moral.

A organização do trabalho pedagógico; estratégias de ensino, de aprendizagem, de planejamento e avaliação; estudos em pequenos grupos; práticas metodológicas inovadoras em organizações militares e policiais; princípios e técnicas da comunicação não violenta; a educação para sensibilidade humana na profissão militar e policial.

Aconselhamento Espiritual, no contexto militar e policial; escuta ativa; religião e saúde mental; considerações teóricas e práticas dos fundamentos e técnicas de psicoterapia e sua utilização na mediação e aconselhamento aplicados a casos e situações específicas da vida dos agentes militares e policiais: casos de crise, situações de stress, luto, família, aposentadoria, depressão e suicídio, distúrbios de personalidade e de conduta, prevenção e enfrentamento da dependência química. Perfil, conduta e compromissos do conselheiro espiritual; projeto de vida e programa de mentoria.

Estudo das boas práticas de acolhimento, de cuidado e de assistência espiritual em diversas situações da vida humana; construção de um protocolo de aplicação das boas práticas na Assistência Espiritual aos profissionais de SEGUP e seus familiares, especialmente nas seguintes situações: doença, luto, cerceamento da liberdade, prevenção ao suicídio, prevenção e enfrentamento do alcoolismo e outras drogas e outras situações.

Identificação, conhecimento e cadastramento de redes multiprofissionais de proteção, de cuidado e de Assistência Espiritual existentes no âmbito do SUSP e fora dele; conhecimento dos mecanismos de interação e cooperação adotados pelo PRÓ-VIDA em relação às redes de proteção, de cuidado e de Assistência Espiritual; apoio aos capelães institucionais; simulação de atendimento e prestação de socorro espiritual em situações de risco de morte.

Planejamento estratégico e sua importância para a Assistência Espiritual; conceitos básicos de planejamento estratégico; etapas de elaboração, implantação e avaliação do planejamento estratégico; o calendário de eventos dos órgãos do SUSP e o planejamento estratégico; inclusão das unidades militares e policiais no planejamento da Assistência Espiritual: unidades operacionais, administrativas, educacionais, correicionais, de saúde, escolares; inclusão das capelas funerárias; construção de Plano de Assistência Espiritual.

Temos diversas instituições parceiras com desejo de fazer estágio e estabelecer parcerias em capelania. Ao final do período estágio, vamos recomendar áreas para que possam colocar em prática os ensinamentos aprendidos. O Estágio não é obrigatório, mas recomendado para melhor aproveitamento do curso.

  • O curso será todo desenvolvido de forma on-line. As aulas gravadas serão disponibilizadas na segunda-feira anterior à data do encontro síncrono.
  • No encontro síncrono além da aula teremos fóruns, atividades, salas de discussão e professores convidados.
  • As aulas e as gravações do encontro síncrono ficaram disponíveis na plataforma para os alunos que não conseguiram participar do encontro síncrono.
  • Após realizar a prova final de forma satisfatória, o estudante receberá o Certificado de Conclusão do Curso de  Capelania, reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Encontro síncronos

20/08/22

14:45h - 17:00h

27/08/22

14:45h - 17:00h

03/09/22

14:45h - 17:00h

10/09/22

14:45h - 17:00h

17/09/22

14:45h - 17:00h

24/09/22

14:45h - 17:00h

01/10/22

14:45h - 17:00h

08/10/22

14:45h - 17:00h

15/10/22

14:45h - 17:00h

22/10/22

14:45h - 17:00h

29/10/22

14:45h - 17:00h

05/11/22

14:45h - 17:00h

Apoiadores:

Acesso a 100% do conteúdo!

R$ 620,00*

*Parcelamento em até 6x sem juros
(41) 98851-2894

atendimento@pdsp.com.br

pdsp.com.br

Dúvidas? Fale conosco