O que vem à sua mente ao pensar nas palavras “transtorno mental”? Você imagina alguém que não está no controle de suas próprias faculdades ou que sempre parece ter nuvens negras pairando sobre sua cabeça?

Problemas de saúde mental são mais prevalentes do que pensamos e podem afetar qualquer pessoa. Pode haver alguém próximo a você que esteja lutando contra uma doença mental agora. Pode ser depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar… Se você conhece alguém que sofre com uma doença mental, sabe que não é fácil para essa pessoa e, há momentos que pode parecer que seu mundo está desmoronando. Elas não sabem muito bem o que fazer e podem estar com medo de que você pense que são fracas para falar ou compartilhar o que estão enfrentando.

Por isso, é ainda mais crucial para nós intervirmos como amigos e companheiros irmãos e irmãs em Cristo para lembrá-las de que não importa quão grandes sejam suas tristezas ou lutas, a graça de Deus é ainda mais profunda. Os braços eternos de nosso Pai são largos o suficiente para abraçá-las.

O que podemos fazer:

Ouvir as histórias de quem luta contra os transtornos mentais.

Peça-lhes que compartilhem com você como é lidar com isso e como você pode orar por eles.

Dê a eles uma chance / pense em como você pode apoiá-los em momentos de luta.

Originalmente publicado no ymi.today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.