“Aquietem-se e saibam que eu sou Deus! Serei honrado entre todas as nações; serei honrado no mundo inteiro.’ O SENHOR dos Exércitos está entre nós; o Deus de Jacó é nossa fortaleza.”

Para terminar esse salmo, o próprio Deus fala. Ele está falando às nações ou ao Seu povo? É difícil afirmar com exatidão, mas parece se aplicar a ambos. De fato, Deus pode apenas estar falando com toda a criação, lembrando a nós, a ela e a todo o mundo que apenas Ele é Deus! Isso me lembra de Jesus ordenando ao vento e às ondas: “Silêncio! Aquiete-se!” (Marcos 4:39). Jesus poderia estar repreendendo os poderes malignos que agitavam o mar assim como o coração e a mente dos discípulos, dizendo a todos eles: “Eu sou Deus! Eu tenho o poder sobre tudo!”.

Penso que o que Deus diz no versículo 10 tem sido algumas vezes mal interpretado. Geralmente entendemos que Deus está nos dizendo para ficarmos quietos e parados a fim de ouvirmos a Sua voz, ou nos pedindo para desligarmos a nossa mente para que Ele possa se revelar a nós ou algo similar. Mas há muito mais envolvido aqui do que apenas se acomodar em um aprazível momento de quietude, ou começar a praticar meditação.

Existem duas ordenanças para nós aqui e elas estão interligadas. A primeira nos diz o que não fazer e a segunda, o que fazer. A primeira geralmente tem sido traduzida como “Aquietem-se”. Outras versões incluem “Parem de lutar” (NTLH, NVI). Meu dicionário favorito da língua grega diz que isso significa “estar desocupado” ou “permanecer esvaziado”. Parece que Deus está nos falando para pararmos de nos angustiar ou de tentar consertar tudo, já que não temos como ter o controle de maneira alguma. Eu me imagino diante de Deus com a minha cabeça curvada e meus braços e mãos balançando, meus ombros curvados para frente, sussurrando para Ele: “Eu não tenho nada”, e o Senhor respondendo: “Já estava na hora”. O Senhor está nos dizendo para nos rendermos! Tantas das nossas preocupações e ansiedades provêm de raízes profundas de pensamentos de que deveríamos consertar tudo, que é o nosso dever controlar qualquer caos em nossa vida. Mas isso não é verdade. Deus está aqui repreendendo nossa inquietação, nossa irritabilidade, nossa hiperatividade egocêntrica. Algumas coisas (muitas delas, na verdade), assim como uma pandemia global, não podemos controlar. Não sabemos o que acontecerá. Porém, conhecemos algo mais profundo e sólido: conhecemos Deus!

Isso me lembra do que C. S. Lewis escreveu, em seu livro As crônicas de Nárnia — O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (Ed. Martins Fontes, 2015), quando Aslan explica às crianças como sua morte não foi o fim e como ele agora podia estar vivo diante delas:

“Explico: a feiticeira pode conhecer a Magia Profunda, mas não sabe que há outra magia ainda mais profunda. O que ela sabe não vai além da aurora do tempo. Mas, se tivesse sido capaz de ver um pouco mais longe, de penetrar na escuridão e no silêncio que reinam antes da aurora do tempo, teria aprendido outro sortilégio. Saberia que, se uma vítima voluntária, inocente de traição, fosse executada no lugar de um traidor, a mesa estalaria e a própria morte começaria a andar para trás… E agora…”.

Permanecemos vazios, sem depender de nossas próprias habilidades, intelecto, carisma ou dinheiro, ou qualquer coisa que tenhamos. Agora estamos prontos para a segunda ordenança do versículo 10: “saibam que eu sou Deus”. Há algo mais profundo do que o caos e o medo que correm desenfreados em nosso mundo. E nós conhecemos o Senhor! James Sire parafraseou esse versículo desta forma: “Pare de se debater, de se preocupar com o resultado. Eu estou no controle!”. E Eugene Peterson desta: “Saia do tráfego! Dê uma boa olhada em mim, Seu Altíssimo Deus, acima da política, acima de todas as coisas”. “Conhecer” Deus significa que devemos reconhecer e admitir que Ele é de fato Deus sobre todas as coisas! Nós não somos Deus. Nossos líderes políticos e religiosos não são Deus. A natureza não é Deus. O COVID-19 não é Deus. Somente Deus é Deus, e nós o conhecemos pessoalmente!

Nosso Deus, que é exaltado e adorado entre todas as nações, é também o “SENHOR dos Exércitos” e o “Deus de Jacó”. Nunca houve um tempo em que Deus não foi Deus. Nunca haverá um tempo em que não o será. Ele é Senhor até mesmo além do tempo. E Ele é poderoso, comandando exércitos de anjos. O melhor de tudo: nosso poderoso Deus está no comando e “entre nós”. Ele é por nós. Ele é a “nossa fortaleza”.

Quando sinto medo de alguma coisa, isso me leva a pensar na pior das piores coisas que ela poderia causar — nesse caso, a morte. Então perceber que Deus tem um plano até mesmo para isso: ressurreição dentre os mortos, com Jesus como nosso precursor e exemplo, faz o medo se esvair, e ele começa a perder seu poder sobre mim. Mais uma vez, não que eu queira morrer, mas se acontecer, Deus ainda está no controle. Ele é o Deus da vida e, se nós o conhecemos, viveremos mesmo que venhamos a morrer (João 11:25)!

Pai, perdoa-nos por tentarmos controlar cada aspecto de nossa vida. Perdoa-nos por falhamos em confiar em ti, por brincarmos de Deus. Dá-nos graça e força para “permanecermos esvaziados” diante de ti, dependendo de ti, lançando sobre ti nossas angústias e temores e confiando em ti. Pai, tu verdadeiramente és nosso amoroso e cuidadoso Pai. Tu nos conheces e nos amas mais do que poderíamos conhecer e amar a nós mesmos. Tu amas e te importas com as pessoas que amamos. Livra-nos de nossos temores e preocupações e os substitui por fé e confiança. Tu estás conosco! Tu és nosso refúgio e força, nossa fortaleza! Não importa o que aconteça, tu nunca nos deixarás! Pai nosso, nós colocamos nossa vida em Tuas mãos e te louvamos. Amém.