“Venham, contemplem as gloriosas obras do Senhor! Vejam como ele traz destruição sobre o mundo! Acaba com as guerras em toda a terra, quebra o arco e parte ao meio a lança, e destrói os escudos com fogo.”

Antigo Testamento (Septuaginta): “Vinde, contemplai as obras do Senhor, as maravilhas que ele efetuou na terra, pondo fim às guerras até os seus confins. Ele esmagará o arco, fará em pedaços as armas e queimará os escudos com fogo.”

Nós fomos convidados a “vir e contemplar” as obras do Senhor. Veja o que o Senhor fez e está fazendo. Nunca é algo ruim. Às vezes vemos as obras palpáveis do Senhor realizadas em nosso mundo e, outras vezes, vemos, pelos olhos da fé, Seu profundo agir no coração das pessoas. O Antigo Testamento nos convida a ver a devastação ou o julgamento que o Senhor trouxe sobre a Terra, como Deus derrubou governantes e reinos para que a paz possa vir — “tranquilidade no lado distante do julgamento” (Kidner). O Antigo Testamento grego nos convida a contemplar as “maravilhas” do Senhor como em “sinais e maravilhas”. No fim, ambos chegam ao mesmo lugar. Deus é o Deus da paz, e um dia Ele estabelecerá a “paz na terra àqueles de que [Ele] se agrada!” (Lucas 2:14).

À medida que essa pandemia se agrava, veremos o melhor e o pior da humanidade. O pior provavelmente incluirá caos, ilegalidade e conflitos brutais. Pessoas egoístas e temerosas cometerão atos de violência contra outros. O versículo 8 nos lembra que o Senhor fará coisas maravilhosas que trarão paz. Esse é o coração de Deus. Ele está em guerra contra a desordem e a violência que transformam valiosos seres humanos em obstáculos e inimigos. O versículo 9 explica isso.

Deus um dia derrotará todos os Seus inimigos e destruirá suas armas: arcos, lanças e escudos. Ele fará as pessoas pararem de lutar entre si. Todo pai sabe como é doloroso ver seus filhos agirem dessa forma. É de abater o coração. Um dia Deus trará paz universal a toda Terra. Quando o reino de Deus tiver finalmente chegado em sua plenitude, o reino inaugurado por Jesus, então as guerras cessarão (cf. Isaías 11; Apocalipse 21–22).

Para aqueles que já possuem um relacionamento pessoal com Jesus, o Messias, Deus começa Sua profunda obra de paz hoje. Temos uma comunidade de pessoas do Reino. Nós as amamos e elas nos amam. Estamos considerando agora quando poderemos nos reunir como povo de Deus, ou apenas estar juntos ou pelo menos servir juntos. Em breve, espero eu, estaremos juntos novamente. Até esse dia chegar, esses versículos nos encorajam a manifestarmos a paz de Deus o tanto quanto pudermos. Em cada interação com pessoas, podemos demonstrar submissão ao Deus da paz e amarmos uns aos outros profundamente.

Pai, conforme essa situação piora, aqueles que não conhecem a ti, o Teu conforto e a paz que tu concedes ficarão ainda mais desesperados, egoístas e violentos. Não permita que isso nos pegue de surpresa, Senhor. Lembra-nos de orarmos por todas as coisas, e de trazer tudo a ti. Lembra-nos de sermos agentes de paz sempre que estiver ao nosso alcance. Acima de tudo, lembra-nos de que um dia tu estilhaçarás as armas de guerra, físicas e espirituais, e darás lugar à Tua nova criação onde o Príncipe da Paz, Jesus, reinará sobre todos. Amém.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais