Entrevista Redimindo Profissões com Lozane Winter.

Lozane, sou, antes de tudo, filha de Deus, adotada por Ele em Cristo Jesus. Como desdobramento dessa filiação, sou serva do Pai e discípula Daquele que é manso e humilde de coração. Desde que aceitei o convite para me colocar sob o Seu jugo, Ele tem me ensinado a agir em conformidade com o Reino, do qual Ele mesmo me constituiu cidadã. Deste lado da eternidade, tive a oportunidade de obter minha graduação em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial e fazer uma pós em revisão textual, ferramentas com as quais Deus me abençoou para desempenhar o trabalho que exerço em Ministérios Pão Diário. Amo ler a Bíblia e livros que ministram ao meu coração e amo falar com Deus e sobre Ele. Servir as pessoas é algo que traz alegria inexprimível à minha alma, e é uma forma de expressar a minha gratidão ao Pai pelo bem que Ele tem feito a mim. Frequento a Calvary Curitiba, sou fascinada pela série The Chosen, gosto de assistir a filmes dos quais posso extrair certas lições e amo contemplar a natureza.)

  • O que é redenção?

A redenção trás informação daquilo que estou experimentando na prática, o que eu vivi, ou então o que estou proferindo.

Em termos gerais, para o dicionário  é o ato, ou efeito de remir ou de redimir. Ampliando isso, é livrar, libertar e tem a ver com o resgate, o ato de libertar, recuperar, de conceder algo à custa de certo esforço e sacrifício. A etimologia da palavra do verbo “redemptio” vem de “redimere” o prefixo “re” significa algo de novo, recomprar, comprar de volta e obter novamente. 

Quando olhamos a narrativa bíblica  e aplicamos a palavra Redenção, não tem como desconsiderar o que chamamos de Cosmovisão bíblica que é a Criação, a Queda, a Redenção e a Consumação. Sendo assim, percebemos que, para entendermos o que é Redenção, precisamos voltar às nossas origens, onde fomos criados segundo a imagem e semelhança de Deus e perceber esse aspecto da Queda que  trouxe uma perda enorme, um caos total. Com isso, Deus vem, explicando a necessidade da Redenção, ou seja, é Deus nos recomprando, nos trazendo de volta para Ele a partir dessa Redenção. 

Um dos aspectos que também  envolvem a Redenção, é a libertação de escravos, que a partir de pagamento o escravo era redimido. A redenção divina é estabelecida, exclusivamente, como um ato de Deus em favor do homem, resgatar e encontrar o homem criado por Ele a partir do sacrifício e do preço que foi pago pelo sangue de Jesus Cristo. Quando falamos em Redenção não podemos ignorar esse aspecto, embora seja um termo aplicado em outros contextos, consideramos o princípio bíblico e o conceito cristão.

Dentro daquilo que a Bíblia nos apresenta  temos o  perdão dos pecados, a justiça e a Vida Eterna, considerados como os privilégios da Redenção que alcançamos em Cristo e nos são propiciados por Deus. 

  • Como podemos ser redimidos?

Para sermos redimidos, precisamos ir a Jesus. Precisamos aceitar o que Deus está nos oferecendo pelo Sangue de Jesus, como a libertação e perdão dos pecados a partir de Cristo. 

Como Paulo nos fala em Efésios 2:8 “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus (NVT)”, não há nada que podemos fazer dentro de nossos esforços, no lugar de sermos aprovados para  que nos tornemos merecedores, porque isso deixaria de ser graça, mas quando entendemos e encontramos a Redenção em Deus por meio de Jesus Cristo, compreendemos que não fazemos nada para sermos aprovados, mas fazemos porque já somos aprovados nEle. 

Existe diferença quando fazemos algo enquanto sabemos quem somos e onde estamos. Biblicamente, por conta da redenção, estamos no Reino de Amor de Deus e fazemos não para sermos, mas sim, porque sabemos quem somos.

  • Michael Goheen e Craig Bartholomew, afirmaram: “O pecado sobrevive alimentando-se da boa criação de Deus. Ele se prende à criação enquanto a desfigura, deforma, desorganiza e corrompe. Ele usa a própria estrutura e mecanismo da criação para alcançar seus propósitos malévolos.” Por vivermos em um mundo corrompido pelo pecado, temos a responsabilidade de redimi-lo?

Não, pois nenhum de nós tem a condição de assumir o papel de Cristo. Somente Ele é o Redentor. Em João 3.16 (“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”), é bem explícito o contexto de redenção, de criação, de mundo. Nessa questão caótica, quando vemos todas as consequências causadas pelo  pecado que está  dominando muitas áreas e detonando a vida de muitas pessoas, somente Jesus Cristo pode executar a Redenção de pecados, pois se Ele não nos convencer por meio do Espírito nada mudará, e nenhum ser humano tem condição de fazer isso para o outro.

Entretanto, não significa que não temos um papel e condicionamento dentro do agir de Deus neste mundo, pois o próprio Cristo nos comissionou a ser luz e sal, isso significa que temos a responsabilidade de indicar a direção ao Redentor e mostrar o Caminho para o alcance dessa Rendição, porém, não podemos redimir o mundo dentro do caos em que ele está vivendo. Precisamos representar o Reino, refletir a graça de Deus e isso irá contrastar com pecado,  confrontar as pessoas e convidá-las a repensar a direção.  

  • Quando pensamos sobre redimir as profissões, isso implica que cristãos ocupem posições de destaque na sociedade para que possam impor o que acreditam ao mundo? Isso é redenção?

Quando olhamos o aspecto “redimindo profissões”, devemos pensar sobre o motivo da escolha da profissão e o que pretendemos fazer com ela. Precisamos olhar a motivação de nosso coração dentro da carreira que escolhemos, pois, ela irá direcionar a forma que está tomando e a forma em que estamos manifestando o Reino de Deus. Para Lozane, não há como desvincular o aspecto de ser inspirado por Deus. Além disso, dentro da carreira que escolhemos para glorificar a Deus e expressar o seu Reino de maneira ampla. A questão é “O que faço é certo, mas estou fazendo de maneira certa?”, se não estamos alinhados ao padrão divino demonstrado na criação e manifestado pelo comportamento de Cristo, muitas coisas ainda precisam ser ajustadas quando falamos em redimir profissões. O primeiro objetivo quando escolhemos uma carreira, deve ser glorificar a Deus, entendendo que o bem maior não é para nós mesmos, mas para estender amor ao outro, pois, “se realmente o amor de Deus estiver derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, estaremos prontos ao serviço do Senhor”.