Não pare de amá-la. As pessoas são muito mais propensas a serem atraídas de volta a Cristo por um amor consistente e incondicional do que por uma atitude condenatória. Isso não significa que vamos dizer nada, mas nossas palavras provavelmente ferirão se não vierem de um coração de amor.

Aceite que o relacionamento mudou. Fingir que nada mudou dificilmente ajudará vocês.  Lamente a perda e divida esse fardo com um cristão maduro para que ele o apoie. Então respeite o fato de que Deus deu ao seu amigo a liberdade de aceitar ou rejeitar a Cristo (embora ele não seja livre para escolher as consequências).

Ore especificamente. Pode haver inúmeros motivos que tenham levado essa pessoa a se afastar: ela pode ter caído em pecado, decidido que seguir Jesus era muito difícil e custoso, ouvido algo que a fez duvidar, ou sido profundamente machucada pela igreja — ou algo completamente diferente. Dê atenção a essa área em suas orações e peça que ela seja curada nesse sentido.

Trate-a como uma pessoa, não como um inimigo. Mesmo que ela tenha se tornado anticristã, a Bíblia ensina que nossa luta não é contra “carne e sangue”. Um dia, ela deverá se apresentar diante de Deus e o Senhor será o juiz. Até lá, podemos amar até mesmo aqueles que se consideram inimigos.