Diz o dicionário que a alegria é um estado de viva satisfação, de vivo contentamento, regozijo, júbilo e prazer. Diz também que a gratidão é o sentimento que expressa o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio ou um favor. Falamos muito sobre sermos alegres e gratos, mas será que realmente o somos? Como devemos buscar esses sentimentos?

Na expectativa de trazer a você uma melhor compreensão dessas duas atitudes, selecionamos 90 mensagens do reconhecido devocional Pão Diário com os temas alegria e gratidão e as condensamos num único volume. Com isso, desejamos encorajá-lo a usar e abusar desses dois sentimentos no seu dia a dia.

Você deseja ser grato por tudo o que Deus lhe concedeu? Você quer ser alegre?

Para começar entenda que a gratidão é basicamente o ato de saber agradecer, de reconhecer o valor de algo ou alguém em sua vida e o quanto importante isso foi ou é para você. Ser grato é muito mais do que saber dizer “obrigado”. É olhar para o céu e sentir-se realmente feliz por ter a oportunidade de contemplar a beleza de cada dia. É aprender com os seus próprios erros e reconhecer a importância de cada fase da vida. É reconhecer que cada passo, cada erro, cada tropeço e tombo faz parte de um aprendizado maior.

A alegria é decorrente da gratidão. Ao olharmos para a vida com mais gratidão, tudo se torna mais bonito, mais florido e mais alegre. Mesmo em meio aos nossos problemas nos alegramos por saber que não estamos sós e que Deus está ao nosso lado em cada situação.

Deus deseja que sejamos agradecidos por tudo o que Ele nos dá. Qualquer pai fica feliz quando o seu filho lhe agradece por alguma coisa. Deus também é assim, Ele se alegra quando reconhecemos o Seu mover na nossa vida, mesmo que as coisas não ocorram como queremos sempre temos motivos para agradecer e nos alegrar no Senhor.

Veja estes versículos e motive-se a ser grato e alegre:


Dê graças ao Senhor e proclame o Seu nome. Alegre-se (1 CRÔNICAS 16:8,10).

Seja grato pelas Suas maravilhas. Sejam generosos (SALMO 75:1; 2 CORÍNTIOS 9:11).

Dê graças em todas as circunstâncias (1 TESSALONICENSES 5:18, EFÉSIOS 5:4,20, TIAGO 1:2,3).

Ofereça a Deus o seu sacrifício de gratidão (SALMOS 50:14; 69:30).

Transborde de gratidão e aprofunde nele suas raízes (COLOSSENSES 2:7)

Seja sempre alegre e grato (FILIPENSES 4:4,6, SALMOS 30:11,12; 100:4).

Não fique triste, pois a alegria do Senhor é a sua força (NEEMIAS 8:10).


Oramos para “Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” Amém, Romanos 15:13.

Adquira também em ebook!

Google Play
Apple Books
Kindle