Tertuliano era natural de Cartago, no norte da África. Seus escritos implicam que ele foi criado como pagão e, posteriormente, convertendo-se ao cristianismo, tornou-se um presbítero. Ele era evidentemente casado, uma vez que seus escritos incluem tratados To His Wife (Para sua esposa). Ele parece haver abraçado o montanismo (uma seita carismática e moralmente rigorosa do cristianismo) por volta do ano 205, mas não se sabe se ele se separou definitivamente da Igreja Católica de Cartago. Seus numerosos escritos constituem o primeiro grande corpo de literatura cristã em latim. Neles, Tertuliano defende o cristianismo contra o paganismo, expõe a doutrina cristã contra o gnosticismo e outras heresias, especialmente o marcionismo, e discute questões de ética cristã.

Leia agora um de seus devocionais:

Confessar ou Negar?

Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele

Se é nossa escolha confessar ou negar a Cristo, por que não escolhemos o mais nobre e o confessamos? Se você não está disposto a confessar, não está disposto a sofrer. E a indisposição para confessar é uma negação. Se o sofrimento está completamente nas mãos de Deus, não o deixamos ser segundo a Sua vontade? Por que não cremos que, assim como Ele pode nos levar de volta a uma provação quando fugimos, pode também nos proteger quando não fugimos? …Quão estranho é tentar honrar a Deus fugindo de perseguição (porque Ele pode levar você de volta ao tribunal) e desonrá-lo grandemente perdendo a esperança em Seu poder de protegê-lo contra o perigo! Por que, ao testemunhar, você não é coerente, confia em Deus e diz: “Eu farei a minha parte. Eu não fugirei. Deus, caso queira, será meu Protetor.”? Traz mais satisfação permanecer onde estamos, em submissão à vontade de Deus, do que fugirmos segundo a nossa própria vontade.

Se é nossa escolha confessar ou negar a Cristo, por que não escolhemos o mais nobre e o confessamos?

Gostou? Garanta já seu exemplar!

Google Play
Apple Books
Amazon Kindle
Livro Físico