Teodoreto, de família rica, nasceu em Antioquia e foi educado por monges. Após a morte de seus pais, vendeu todos os seus bens e entrou para um mosteiro. No ano 423, foi eleito bispo da cidade vizinha de Ciro. Como teólogo, é notável primariamente por sua defesa de uma cristologia de duas naturezas. Sua oposição ao poderoso bispo Cirilo de Alexandria, cuja teologia Teodoreto considerava implicitamente monofisita, levou-o ao seu exílio. Ele foi restaurado pelo Concílio de Calcedônia no ano 451, mas, um século depois, seus escritos contra Cirilo foram condenados por outro concílio. Seus escritos remanescentes incluem comentários da Bíblia, A history of the monks of Syria (Uma história dos monges da Síria) e uma história da Igreja cobrindo o período dos anos 323 a 428, além de aproximadamente 200 cartas.

Leia agora um de seus devocionais:

Cadeia de Comando

…pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade

Sempre que algo acontece ao timoneiro, o oficial que está no comando na proa ou o marinheiro de posto mais elevado toma o seu lugar. Isso não ocorre porque eles se tornam timoneiros autonomeados, e sim porque cuidam da segurança do navio. O mesmo acontece na guerra. Quando o comandante cai, o oficial de maior escalão assume o comando — não por uma tentativa de tomar o poder por violência, mas por cuidado com seus homens. E Timóteo, quando enviado por Paulo, tomou o lugar deste. Portanto, é justo aceitar as responsabilidades de timoneiro, capitão ou pastor e, de bom grado, arriscar tudo pelo bem das ovelhas de Cristo, não deixando Suas criaturas abandonadas e sozinhas… Então, suportemos bravamente os males que nos confrontam, porque os heróis são descobertos na guerra, os atletas são coroados nas competições, a habilidade do timoneiro é manifesta na onda do mar e no fogo. Eu lhe imploro que não pense somente em si mesmo. Em vez disso, considere todos os demais. Pense ainda mais nos enfermos do que nos sãos, porque o apóstolo Paulo ordenou: “consoleis os desanimados, ampareis os fracos”. Estenda as mãos aos abatidos. Cuide das feridas deles e coloque-os no posto que é deles para combater o diabo. Nada incomodará o diabo tanto quanto vê-los lutando novamente.

Gostou? Garanta já seu exemplar!

Google Play
Apple Books
Amazon Kindle
Livro Físico

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais