Gregório cresceu em uma família cristã rica e religiosa. Seu pai era bispo de Nazianzo, e sua mãe ajudou a criá-lo no conhecimento do Senhor. 

“Gregório estudou na maioria dos grandes centros de aprendizado da parte oriental do império antes de ser batizado no ano 358 e se dedicar à vida monástica. Seu pai o forçou a aceitar a ordenação como presbítero no ano 361, mas, dez anos depois, a tentativa de seu amigo Basílio de forçá-lo a aceitar a ordenação como bispo falhou. No ano 379, ele finalmente concordou em aceitar a responsabilidade pela Igreja Ortodoxa de Constantinopla, na qual serviu durante dois anos antes de renunciar sob o fogo de diversos opositores. Seus poemas, cartas e orações estabelecem sua reputação como escritor, orador e teólogo com poucos pares nos primeiros séculos da história cristã. Juntamente com Basílio de Cesareia e Gregório de Nissa (os outros dois “patriarcas da Capadócia”), ele desempenhou um papel importante na formação da doutrina trinitária e cristológica ortodoxa.

Leia agora um de seus devocionais:

A bondade de Jesus

E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome

Minhas provações não passam de uma fração das cuspidas e dos socos que Cristo suportou. Nós enfrentamos esses perigos por Ele e com a Sua ajuda. Mesmo considerado tudo isso, esses perigos não merecem a coroa de espinhos que roubou o nosso Conquistador de Sua coroa. Contudo, por Ele eu sou coroado por uma vida difícil. Não considero essas provações sequer dignas… do fel ou do vinagre. Porém, por estes nós fomos curados do gosto amargo da vida. Minhas lutas não são dignas da mansidão que Ele demonstrou em Sua paixão. Jesus foi traído com um beijo? Ele nos disciplina com um beijo, mas não nos agride. Foi preso repentinamente? Ele definitivamente os reprova, mas segue de bom grado. E se, por zelo, você cortar a orelha de Malco com uma espada, Jesus ficará irado e a curará. E se um de nós fugir em um lençol de linho, Ele defenderá essa pessoa. Se você pedir que o fogo de Sodoma caia sobre os Seus captores, Ele não o despejará. E, se vir um ladrão pendurado na cruz por seu crime, por Sua bondade Jesus o levará ao Paraíso. Que todos os que amam as pessoas sejam amorosos pelo que elas fazem, como fez Cristo em Seus sofrimentos. Nada poderia ser pior do que nos recusarmos a perdoar os mínimos erros do nosso próximo quando Deus morreu por nós.

Amado, aproximemo-nos da fé, pois seus poderes são enormes.

Gostou? Garanta já seu exemplar!

Google Play
Apple Books
Amazon Kindle
Livro Físico