Dionísio pode ter vindo de uma família rica; de qualquer modo, claramente teve boa formação educacional. Eusébio diz que Dionísio foi aluno de Orígenes e se tornou diretor da escola catequética alexandrina. Dionísio assumiu o papel de bispo de Alexandria no ano 246, mas seu governo foi tumultuado. A perseguição do Imperador Décio e várias controvérsias dentro dos muros da igreja lhe causaram muita angústia. Nenhum de seus escritos sobreviveu intacto; entretanto, as obras de Atanásio e Eusébio incluem grandes fragmentos deles.

Leia agora um de seus devocionais:

Problemas à vista

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência

Pensando estar seguro, embora flutue entre o cristianismo e o mundo, você segue seu caminho sem autocontrole e destruído pela concupiscência. Você anseia por tantas coisas em vão. Por que você busca coisas más? Porque, quando morrer, você será responsável por tudo que fizer. Considere isso, seu insensato. Antes você não existia, mas agora vive. Você não sabe de onde veio ou como é sustentado. Você evita o bondoso e excelente Deus de sua vida e seu Governador, que deseja que você viva. Você confia em si mesmo e vira as costas para Deus. Você se afoga em trevas, mas pensa estar vivendo na luz. Por que você corre para a sinagoga dos fariseus para encontrar misericórdia daquele que você nega e, depois, sai de novo para buscar coisas saudáveis? Você espera viver entre o cristianismo e o mundo e, consequentemente, morrerá. Sabendo que serão aplicadas punições, você pergunta: “Quem é Aquele que foi resgatado da morte, para que possamos crer nele?”. Ah! Não será o que você pensa, porque quem vive bem terá proveito após a morte. Você, porém, será levado para um lugar mau no dia da sua morte. Enquanto quem crê em Cristo será conduzido a um lugar bom e experimentará a bondade de Deus, você que tem a mente dúbia receberá castigo para a sua alma, e seu tormento o provocará a clamar contra seu irmão cristão.

Gostou? Garanta já seu exemplar!

Google Play
Apple Books
Amazon Kindle
Livro Físico