Nascido na família que incluía Gregório de Nissa, Basílio recebeu uma excelente educação retórica e, mais tarde, tornou-se uma poderosa influência na igreja de Cesareia, na Capadócia. Na escola, tornou-se bom amigo de Gregório Nazianzeno e, mais tarde, lecionou retórica em Atenas. Influenciado por sua irmã Macrina, tornou-se monge e iniciou um mosteiro em sua residência familiar. Mais tarde na vida, Basílio se tornou presbítero e, finalmente, o bispo da igreja de Cesareia. A despeito da perseguição do Imperador Valente, permaneceu firmemente fiel ao seu Senhor. Suas maiores obras incluem o Hexaemeron (Hexamerão), uma série de aulas acerca dos capítulos iniciais de Gênesis, e um tratado intitulado Tratado sobre o Espírito Santo.

Leia agora um de seus devocionais:

Exército espiritual

Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser

Preparar o coração significa desaprender maus pré-julgamentos. É apagar a lousa antes de tentar escrever nela. Ora, a solidão é muitíssimo útil para esse propósito. Ela aquieta as nossas paixões e abre espaço para que a santidade as elimine da alma. …Por isso, destine um lugar para você se separar do contato com outras pessoas a fim de que os seus exercícios espirituais não sejam interrompidos. Exercícios puros e devotados alimentam a alma com pensamentos piedosos. O que pode ser melhor do que imitar os coros de anjos na Terra? Do que começar o dia com oração e honrando nosso Criador com hinos e canções? E, à medida que o dia se ilumina, orar ao longo dos nossos deveres e temperar o nosso trabalho com hinos, como que com sal? Hinos reconfortantes recompõem a mente, levando-a a um estado calmo e alegre. Então, como eu disse, o silêncio é o primeiro passo na nossa santificação. Ele é a língua que foi purificada das fofocas do mundo. Ele é os olhos que não são empolgados por uma cor bonita ou um formato encantador. 

Ele é o ouvido que não relaxa o corpo ou a mente com canções sensuais e nem, maliciosamente, fala com leviandade e faz piadas acerca de pessoas. Dessa maneira, a mente é salva do sensualismo exterior. Ela recai em si mesma e não em sentidos mundanos. Como resultado, a mente se eleva para contemplar a Deus.

Destine para si um lugar a fim de que os seus exercícios espirituais não sejam interrompidos. Exercícios puros e devotados alimentam a alma com pensamentos piedosos.

Gostou? Garanta já seu exemplar!

Google Play
Apple Books
Amazon Kindle
Livro Físico