Nosso foco este mês, no Descobrindo a Palavra, está na grande história da Bíblia. Quando pensamos sobre a Bíblia, vemos uma narrativa composta de muitas pessoas, lugares e eventos diferentes. E quando pensamos sobre essa narrativa, é sobre Deus operando através da história. 

Para começar esse novo módulo do nosso estudo, vamos olhar para o que a Bíblia diz e como entendemos isso nas pessoas, lugares e eventos. Para isso, vamos usar como base estudos da Universidade Cristã Pão Diário, como já fizemos antes.

Gostaríamos que você lesse os materiais que iremos disponibilizar e pudesse utilizar esses recursos disponíveis e as perguntas de discussão para interagir com a história. E é um pouco diferente da maioria dos nossos temas, porque às vezes dizemos “não vejo como isso se aplica”, mas quanto mais lemos a Bíblia, mais ela muda a nossa compreensão, nossa visão de mundo, e essa visão de mundo muda a forma como agimos ou como respondemos ao mundo que está ao nosso redor. Portanto, esperamos que, à medida que você passar por essas lições e questões de discussão, você possa entender melhor esse tema abrangente da Bíblia.

Parte 1

Há muitos detalhes no AT e se não tivermos uma estratégia para organizar esses detalhes, as histórias e personagens ficam confusas. Pense nesse estudo como uma forma de construir pastas de arquivos sobre o AT. Cada uma das quatro eras é como uma pasta de arquivos. Quando você ouvir um nome ou história do AT, saberá em que era se encaixa e qual a sua contribuição para a história de Israel.

Parte 2

Chamamos o próximo período de era do Estabelecimento, porque os livros “do tempo” de Josué e Juízes e os livros “em cores” de Rute e Deuteronômio contam a história da invasão e assentamento de Israel em sua terra. A era do Estabelecimento é difícil de datar com precisão, mas ela cobre um período de mais de 400 anos.

Grandes pessoas viveram e grandes eventos ocorreram na era do Reinado. As histórias de Davi e Golias e Davi e Bate-Seba marcam os altos e baixos do maior entre os reis de Israel. A aliança de Davi prometia um Messias. O templo de Salomão foi construído e destruído ao longo do período dos reis de Israel. Israel se dividiu e criou duas nações.

O ministério de Jesus durou três anos e foi repleto de ensinamentos e eventos incríveis. O que vem à mente de muitas pessoas antes de tudo, quando pensam em Jesus, são os Seus milagres e Suas parábolas. E, porque eles têm um papel tão amplo em Seu ministério, vamos focar nos mesmos em parte dessa lição. Também em Suas amizades e conversas que representaram uma parte tão ampla de Seu ministério.

A história do Cordeiro que foi morto e é digno de abrir o livro, no capítulo 5, renova a nossa admiração e louvor pelo que Jesus fez por nós. As sete cartas para as igrejas da Ásia Menor, nos capítulos 2 e 3, fornecem advertências, instrução e encorajamento à igreja de qualquer época. E o retorno vitorioso de Jesus, registrado nos capítulos 19–22, eleva o coração do crente a um novo plano de culto.