Conheça o projeto

Mitã Rory, em caiuá — Criança Feliz, em português —, faz parte de um projeto de ensino da escola bilíngue da nação Caiuá. É uma semente plantada em uma terra frutífera junto a corrente de águas: “o coração das crianças”. Por meio do conhecimento, da música, do desenvolvimento pessoal e de princípios cristãos, esse projeto atinge os corações abertos e sensíveis trazendo uma nova perspectiva para o futuro dessa etnia indígena.

Tudo começou com o objetivo de resgatar a língua e de trabalhar os valores através da Bíblia e de brincadeiras que se utilizam da música cantada pelas crianças em sua língua nativa. Hoje, com 80 crianças, entre 8 e 13 anos, o projeto é Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Amambai/MS e inspira muitos ao redor do mundo.

Há anos a nação caiuá tem sido abençoada por essa missão em várias frentes: formação de líderes, por meio do Instituto Bíblico; cuidados com a saúde, com o Hospital Indígena; e educação, com quatro escolas de Ensino Fundamental.

O objetivo de Ministérios Pão Diário, ao abraçar esse projeto especial da Escola Municipal Mitã Rory, foi realizar um sonho de 18 anos de todos aqueles que vêm trabalhando com este coral: gravar um DVD. Com a venda deste recurso, visamos levantar fundos para os custos de produção de uma edição especial do devocional o Diário na língua nativa caiuá e também reformar a Escola Municipal Mitã Rory.

Documentário Mitã Rory

O Brasil é um dos países com maior diversidade cultural indígena do mundo.

As pesquisas comprovam que, quando os europeus chegaram há 500 anos, o Brasil tinha entre 2 a 4 milhões de indígenas. Hoje são aproximadamente de 620 mil.

Naquela época eram mais de 1.200 línguas em 1.000 etnias. Hoje são cerca de 150 línguas e 340 etnias. Uma destas é a nação Caiuá. Ciente dessas estatísticas, Ministérios Pão Diário produziu o curta-metragem Mitã Rory — Criança feliz que mostra um pouco da realidade dessa nação.

O curta Mitã Rory — Criança Feliz — foi um dos 300 selecionados, entre mais de 10.000 filmes enviados de todas as partes do mundo, para ser exibido no Short Film Corner, no 71° Festival de Cannes, na França; como também no Around International Film Festival de Amsterdam. Mas não parou por aí! Esse documentário também foi selecionado pelo Festival de Amsterdam de curta-metragem na Holanda.

Ore conosco, envolva-se e aproveita a oportunidade para conhecer mais sobre a cultura deste povo! 

Como eu posso fazer parte?

Participe

Se você gostaria de conhecer mais e saber como participar, escreva-nos, pois queremos ajudá-lo nessa tarefa!

Entre em contato pelo e-mail: projetos@paodiario.org com o assunto MITÃ RORY.

Ore

Ore pela tribo Caiuá, pelo trabalho que já está sendo feito e para que possamos alcançar ainda mais tribos indígenas por todo país.

Doe

Ajude-nos a financiar mais recursos.

Desejamos alcançar mais tribos indígenas com a mensagem de consolo e esperança em Cristo! 

Leia mais notícias sobre a tribo Caiuá

Mitã Rory - Um povo feliz

Aniversário de 90 anos da missão evangelica Caiuá

Distribuição de 30 meditações na língua kaiwá