Certamente existem boas histórias e ensinamentos que as nossas avós podem compartilhar, pois já viveram muitas experiências sendo mães. Mas a experiência de ser mãe de uma mãe é nova, pois exige outros desafios outras demandas. Algumas respondem sendo uma vovó coruja aos seus netos, outras vezes revelando aos netos como são parecidos com os pais em atitudes e birras. Mas a parte mais importante que deve ser lembrada, enquanto você viver, mamãe de mãe, é: Deus poderá usá-la para trazer glória ao Seu nome, e você pode ser um fator de bênção para sua família.

Queremos incentivar você a continuar sua busca por mais de Deus agora nesse tempo também por meio do devocional 60+. Acompanhe a leitura de um desses devocionais logo abaixo.

Devocional – A força grisalha

LEITURA: Josué 14:6-12

…qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora… Josué 14:11

A artista Yoni Lefevre criou o projeto “O poder grisalho” para mostrar a vitalidade dos idosos na Holanda. Ela pediu às crianças que desenhassem os seus avós. Yoni queria mostrar uma “visão honesta e pura” dos idosos e acreditava que as crianças poderiam ajudá-la. Os desenhos infantis refletiam uma perspectiva ativa e divertida de seus anciãos; avós e avôs representados jogando tênis, jardinando, pintando e muito mais! 

Calebe foi importante em sua idade mais avançada. Ainda jovem, ele infiltrou-se na Terra Prometida antes que os israelitas a conquistassem. Ele cria que Deus ajudaria sua nação a derrotar os cananeus, mas os outros espiões discordaram (JOSUÉ 14:8). Por sua fé, Deus o sustentou, miraculosamente, por 45 anos para que ele sobrevivesse à perambulação no deserto e entrasse na Terra Prometida. Quando chegou o momento de entrar em Canaã, Calebe, com 85 anos, disse: “…qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora… ” (v.11). Com a ajuda de Deus, Calebe pôde reivindicar com sucesso sua parte da terra (NÚMEROS 14:24). 

Deus não nos esquece à medida que envelhecemos. Embora o nosso corpo envelheça e a nossa saúde falhe, o Espírito Santo de Deus nos renova interiormente todos os dias (2 CORÍNTIOS 4:16). O Senhor faz a nossa vida ter sentido em todos os estágios e em todas as idades. JBS 

Você pode enfrentar tudo o que estiver à sua frente, com a força e os braços de Deus a sustendo.