Nem todas as mães cozinham, mas que a relação com a cozinha se tornou ainda mais próxima depois da maternidade é uma realidade na vida da maioria delas. E tem outro detalhe relevante destacado por muitos filhos: que não há nenhum restaurante no mundo que possa competir com o tempero materno, e certamente essa afirmação não está ligada somente à comida, mas à comida caseira feita na casa de nossos pais nos lembra o afeto no cuidado e preparo de cada alimento servido.

A atividade culinária pode nos trazer grandes lições sobre a vida cristã. Quantas vezes, nos evangelhos, Jesus ministrou à alma das pessoas durante calorosas reuniões acompanhadas de refeições? O momento à mesa é realmente especial, e muitas mães têm temperado a vida de seus filhos ou maridos com um sabor inigualável: o amor.

Cristina Giradi Schatzmann escreveu um livro no qual compartilha a Palavra de Deus por meio de receitas deliciosas. Nesta obra, 180º graus, os devocionais que ela compartilha mostram o que ela tem aprendido com Cristo em sua jornada diária. Permita que Jesus fale ao seu coração enquanto prepara os seus pratos. Que cada refeição se torne uma oportunidade de demonstrar o amor de Deus à sua família e aos seus convidados! 

DEVOCIONAL – Prova de amor

Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. —MATEUS 15:37

Todo alimento é prova de amor. Toda refeição é provisão. Em cada garfada, em cada mordida, em cada gole, encontramos a fidelidade de Deus. Cada prato de comida é conforto e sustento para o corpo e para o coração. Nunca comemos pedra porque nosso Pai sempre nos abençoou com o pão. Mas a bênção só existe porque toda abundância deve ser compartilhada. Se o mantimento falta à mesa ou à alma de alguém, foi porque não demonstramos tanto amor quanto deveríamos. 

É nosso privilégio não impedir o abundante derramar do amor que recebemos, acabando com a miséria e com a sede de alguém. Repartindo o pão, matamos a fome do oprimido e sua solidão. Esquentamos a mais fria noite ou fartamos a mais faminta manhã daqueles que experimentam nosso desprendimento em dividir e ofertar. 

Quando convidamos alguém para se sentar à nossa mesa, não oferecemos somente comida, mas comunhão. O cheiro gostoso, o sabor marcante e o carinho ao servir é sinal do amor de Deus envolvendo quem entrega e quem recebe. Amar é abastecer o próximo como um todo, dando-lhe suprimentos e novas forças para que ele continue o seu caminhar e conheça o mesmo Deus que conhecemos: o Deus que satisfaz.

Sopa de lentilhas 

  •  1 colher (sopa) de manteiga 
  •  1 cebola picada 
  •  1 cenoura 
  •  2 batatas 
  •  1 xícara de lentilhas 
  •  7 xícaras de água 
  •  Sal, pimenta, cominho, páprica e hortelã a gosto 

Doure a cebola e os legumes descascados e picados na manteiga. Acrescente a lentilha e o restante dos ingredientes e cozinhe por cerca de 20 minutos. Bata no liquidificador (ou use um mixer) até a sopa ficar bem cremosa. Se quiser, finalize com um fio de azeite de oliva e suco de limão. Aconchegante!

 

Querido Deus: Que no dia de hoje eu seja Tuas mãos generosas para alguém.

Mãe, seu tempero é o amor de Cristo.