Projeto Mulheres

Fomos chamados para amar.

O Brasil possui a 4ª maior população carcerária feminina do mundo, sendo o tráfico de drogas a maior causa desse encarceramento. Atualmente, existem cerca de 42 mil mulheres presas por todo o país. 

Hoje, muitas delas se encontram em situação de pobreza menstrual, um tema que ganhou força depois da publicação do livro “Presos que menstruam”, de Nana Queiroz, (Ed. Record) publicado em 2015. Esse termo é utilizado para denunciar a falta de acesso a serviços básicos de higiene menstrual. Ou seja, se uma mulher que menstrua não tem acesso a absorventes, tem falta de saneamento básico ou de um banheiro com privacidade, ela se encontra em situação de pobreza menstrual.

Infelizmente essa é a realidade de muitas mulheres no Brasil e também da maior parte da população carcerária que dispõe de um orçamento muitas vezes insuficiente para suprir as necessidades básicas de higiene colocando-as em situação de pobreza menstrual!

Diante dessa realidade, três amigas Luana Cipriano, Gabriela Gambeta e Isadora Freitas foram tocadas por Deus para fazer a diferença e idealizaram o Projeto Mulheres. 

“Deus tem plantado isso há tempo em nosso coração. Fomos encontradas por um amor incondicional, e o nosso desejo é que cada mulher que está privada de liberdade possa também ser encontrada por esse mesmo amor”. 

Foi preparado então um kit de higiene, junto com os devocionais de Pão Diário e também uma carta escrita à mão para cada detenta. Essa ação alcançou 402 mulheres que tiveram suas vidas impactadas pelo gesto do projeto e também pela Palavra de Deus.

“Acreditamos que o amor de Jesus é capaz de transformar essas vidas e lembrá-las de sua verdadeira identidade”.

Nós, de Ministérios Pão Diário, apoiamos essa ideia porque entendemos que a dignidade está sendo levada através desses materiais e que a Palavra de Deus pode encontrar corações férteis e sedentos por Deus.

“Nossa missão não é apenas levar kits de higiene, mas também queremos levar o próprio amor para dentro daquela penitenciária. E nada melhor do que o evangelho para ilustrar isso. O desejo do nosso coração é fazer Jesus conhecido e levar as boas novas, que nos fazem transbordar de esperança e amor! Com essa parceria com o Pão Diário não poderíamos estar mais felizes porque uma certeza nós temos: de que o nome Jesus é capaz de transformar. Ministérios Pão Diário vai doar um livro devocional para cada uma das 402 mulheres. Ficamos muito felizes em saber que eles amam e se importam com elas tanto quanto nós!”

Acesse as redes sociais do projeto para saber mais