Conexão Universitária – Problema de memória

Calma! Este devocional não é sobre problemas neurocognitivos, mas sobre nosso constante esquecimento de algo essencial à vida de um cristão: a paternidade de Deus. Existem muitos riscos quando nos esquecemos da paternidade de Deus, mas especificamente existe um que nos escraviza: o da busca por aprovação alheia.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

ISAÍAS 64:8

Apesar de tudo, ó Senhor, és nosso Pai. Nós somos o barro, e tu és o oleiro; somos todos formados por tua mão.

1 JOÃO 3:1

Vejam como é grande o amor do Pai por nós, pois ele nos chama de filhos, o que de fato somos! Mas quem pertence a este mundo não reconhece que somos filhos de Deus, porque não o conhece.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Se você está lendo este devocional, provavelmente você seja um filho de Deus. O apóstolo João afirmou: “Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (JOÃO 1:12). Quando somos encontrados pela paternidade de Deus, tudo muda. Independentemente de nosso pai terreno ter sido bom ou ruim, um simples vislumbre do Pai Eterno é capaz de penetrar tão profundamente em nosso coração fazendo com que jamais sejamos os mesmos. Porém, como diria um amigo meu: “O problema principal do cristão é o esquecimento”; esquecemo-nos com frequência de quem Deus é e do que Ele já fez por nós. Quando nos esquecemos da paternidade de Deus, consequentemente esquecemos de buscar sua aprovação.

Em Mateus 18:3, Jesus disse que se não nos tornarmos como crianças, não entraremos no Seu Reino. Uma criança sempre busca a aprovação de seu pai em tudo que faz. Dessa maneira, precisamos ser como crianças e sempre buscarmos a aprovação do nosso Pai. Se não buscarmos a Deus e Sua aprovação, buscaremos a aprovação alheia; ela, por sua vez, nos escravizará, visto que sempre teremos o sentimento de estarmos “em falta” com ela.

Esse assunto é de extrema importância para todos os universitários, pois se esquecermos da paternidade de Deus, as ideologias presentes na universidade estarão de braços abertos nos esperando. Quando trocamos a busca pelo sorriso de Deus pela busca por aprovação das pessoas, é questão de pouco tempo para que nos desviemos do caminho do Senhor. Sendo assim, apeguemo-nos a esta declaração do apóstolo Paulo: “Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos ‘Aba, Pai’, pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus” (ROMANOS 8:15-16). Que jamais venhamos a nos tornar escravos da aprovação das pessoas, mas que sempre procuremos a aprovação do nosso Pai celestial!

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. Você tem se esquecido da paternidade de Deus? Se sim, de maneira prática, o que acredita que deve fazer para que venha a se lembrar dela constantemente?
  2. Você tem vivido sob a aprovação do seu Pai ou das pessoas? Por quê? 
  3. Além do risco de cair na escravidão da aprovação alheia, quais outros riscos corremos quando nos esquecemos da paternidade de Deus?

ORAÇÃO

Pai, perdoa-nos por todas as vezes que esquecemos da Tua paternidade! Perdoa-nos se tornamos a aprovação das pessoas mais importante do que a Tua para nós. Espírito Santo, ajuda-nos a lembrar da paternidade de Deus todos os dias. Que escolhamos viver sob a Tua atenção, Senhor! Em nome de Jesus, amém!

João Rech

Psicologia — Dunamis Pockets PUCPR