Bem-vindo de volta ao curso Fundamentos de Oração da Universidade Cristã Pão Diário. Hoje vamos falar sobre pedir. Pedir é uma parte vital da oração, e Jesus tinha muito a dizer sobre isso. Ele fez algumas promessas ousadas quanto a pedir, como esta, em João 15:7: “Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!”. Jesus usou a frase “pedirão o que quiserem” pelo menos seis vezes, e é claro que nosso pedido é importante para ele. Uma das minhas promessas favoritas de Jesus sobre pedir está no Sermão do Monte em Mateus 7:9-11, quando ele disse: “Respondam: Se seu filho lhe pedir pão, você lhe dará uma pedra? Ou, se pedir um peixe, você lhe dará uma cobra? Portanto, se vocês, que são maus, sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará bons presentes aos que lhe pedirem!”. Eu amo isso porque nos mostra o coração de Deus. Mesmo que sejamos corrompidos pelo pecado, se nosso filho viesse até nós e dissesse: “Posso comer um peixe, por favor?”, não responderíamos dizendo: “Em vez disso, coma esta cobra!”. Se sabemos fazer coisas boas por nossos filhos quando eles pedem, podemos ter certeza de que Deus deseja nos fazer o bem.

Já experimentei isso em minha vida muitas, muitas vezes, mais vezes do que consigo me lembrar. Mas um incidente em particular me vem à mente. Quando eu estava na faculdade, lutei por algum tempo contra o chamado de Deus para o ministério. Depois de alguns anos, finalmente me rendi e, assim que o fiz, as coisas, de repente, começaram a ficar bem mais difíceis do que eu esperava. Você já viu isto acontecer: quando você escolhe fazer a coisa certa e a vida fica mais difícil? Eu tinha dois empregos e uma agenda cheia de aulas e não sabia como sobreviveria no meu último ano. Comecei a me perguntar se tinha ouvido o chamado de Deus corretamente e comecei a questionar minha fé. Eu era formado em filosofia, então questionei muitas coisas. Uma noite, eu estava fora do meu apartamento, sentado no meu carro velho, tentando entender tudo, quando orei: “Deus, eu simplesmente não sei mais o que estou fazendo. Achei que tu estavas me chamando para o ministério. Mas, por favor, se tu realmente queres que eu faça isso, tu tens que fazer algo! Faz algo para que eu saiba que és tu, o Deus de Jesus Cristo!”. Essa oração foi um clamor do coração. Resolvi esperar e procurar por uma resposta.

Dois dias depois, recebi um telefonema da faculdade. Havia uma nova bolsa que estava sendo oferecida por alguém da comunidade, e eles achavam que eu deveria saber disso. “Tudo o que você precisa fazer”, eles me disseram, “é ir a esta igreja em uma tarde de um dia de semana e falar com o pastor.” Na semana seguinte, fiz conforme disseram, e o pastor me disse: “Há duas coisas que você precisa saber sobre essa bolsa. Primeiro, foi concedida por uma família que se tornou cristã por meio do ministério desta igreja. Em segundo lugar, você nem mesmo precisa ser um crente para recebê-la, mas é dada por uma única razão, que é para mostrar o amor de Jesus Cristo.” Eu saí dali sem saber se receberia alguma coisa e duvidando que valeria muito, caso recebesse. Porém, uma semana depois, chegou um cheque emitido para a faculdade em meu nome que compensou o que eu precisava para terminar meu último ano. E não era pouco. Eu imediatamente pensei em como havia orado: “Deus, faça algo!”. Não apenas minhas necessidades para o último ano de faculdade foram atendidas, mas também de uma forma que respondeu especificamente à minha oração: mostrou o amor e o poder de Jesus Cristo.

Então, ao compartilhar isso, é importante enfatizar que a Palavra de Deus é muito clara ao frisar que nossa fé não é um meio para ganho financeiro. Mas o verdadeiro ponto dessa história não é sobre dinheiro. É sobre a bondade de Deus e Sua capacidade de nos ajudar de maneiras inesperadas, e isso acontece quando oramos, o que nos leva ao nosso primeiro ponto sobre oração e pedido: Deus é bom e quer que nos apresentemos a Ele com nossas necessidades. Ele quer que vivamos uma vida dependente dele em oração, elevando nosso coração a Ele durante o dia. Ole Hallesby colocou desta forma: “A oração e o desamparo são inseparáveis. Somente aqueles que estão desamparados podem orar verdadeiramente”. Deus quer que nos dirijamos a Ele nos momentos cruéis e cotidianos da vida, quando nosso pedido é tudo, menos perfeito.

Quando fiz essa oração na faculdade, ela certamente foi imperfeita, mas Deus me encontrou onde eu estava. E eu acredito que é por isso que Jesus falou, com termos tão amplos sobre pedir, até mesmo usando a frase “qualquer coisa que pedirem”. Ele conhece nossa tendência natural de querer fazer as coisas com nossas próprias forças e deseja nos mostrar algo mais. Ele quer que cheguemos ao limite de nós mesmos para que Ele possa soltar nossa mão, dedo por dedo, que está agarrada ao mundo, e voltar nosso coração e mente para Ele. Deus quer nos libertar para viver com expectativa como Seus filhos, esperando por Ele acima de tudo. É por isso que Jesus nos encorajou a orar com estas palavras em Mateus 7:7-8: “Peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta. Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta”. Você vê como isso é abrangente e reconfortante? É como se Ele estivesse dizendo: “Apenas peça!” Deus está dizendo: “Venha e converse comigo! Conheça-me!”. É um convite muito aberto!

Mas, se você é como eu, às vezes, quando pensa em pedir a Deus, você se lembra daquela vez quando orou sobre algo, e não obteve o que pediu. Talvez você teve que esperar um pouco ou simplesmente não aconteceu. Isso pode ser muito difícil, especialmente quando você está pedindo algo bom. Dedicaremos uma lição inteira à oração não respondida um pouco mais tarde, mas por enquanto é importante enfatizar que Jesus fala sério quando fala sobre pedir em termos tão ousados. Lembre-se de que Ele faz isso várias vezes no Novo Testamento. Temos a tendência de colocar muitos qualificadores e ressalvas na maneira como oramos: Estamos pedindo com fé suficiente? Estamos pedindo de acordo com a vontade de Deus? Estamos perguntando pelos motivos certos? Essas são coisas importantes, e Jesus nos ensina sobre isso. Mas não podemos esquecer que Seu ponto de partida é que servimos a um Deus generoso e amoroso que realmente deseja que peçamos! Afinal, por que Jesus falaria sobre pedir em termos tão abundantes se Ele colocou todos os tipos de qualificadores nisso e não era o que realmente queria dizer? Jesus quer abrir nossa mente para viver um relacionamento com Deus todos os dias. Ele não quer que tenhamos uma lei de mentalidade mediana sobre a oração: às vezes funciona, às vezes não. Ou, para ver isso como uma coisa legalista quid pro quo [troca de favores] em que temos que fazer as coisas simplesmente ou Ele não responderá. O que Ele quer de nós é “venha e pergunte!”. E isso nos leva ao nosso segundo ponto.

Jesus nos mostra como pedir, especialmente quando Ele nos ensina a Oração do Pai Nosso. Lembre-se de que, quando Jesus nos ensinou o Pai Nosso, em Mateus 6:9-13, Ele começou com estas palavras: “Portanto, orem da seguinte forma.” E então, ao nos mostrar três pedidos, Jesus nos ensina como ir mais fundo em nossas petições. Ele começa com: “Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Há seis pedidos ao todo na oração do Pai Nosso, e a maneira como Jesus os organiza nos mostra o melhor exemplo para nossa própria oração. Observe que os três primeiros pedidos são, acima de tudo, sobre Deus. O primeiro, “Santificado seja o teu nome”, está na verdade dizendo: “Que o Teu nome seja reconhecido e honrado como santo”. Claro que Deus é sempre santo, mas esse é um pedido para que todos reconheçam Sua santidade.

Em seguida, vem o segundo pedido: “Venha o teu reino.” Precisamos ser lembrados de orar pelo reino de Deus porque ficamos muito presos a esta Terra. Essa é uma forma de nos ajudar a olhar para Ele e ter certeza de que estamos vivendo para Ele em tudo o que fazemos, com nossos olhos no prêmio. O terceiro pedido é assim: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” É uma maneira de dizer: “Do seu jeito, Senhor, em todas as coisas. Ajuda-me a querer o que tu mais desejas”. Isso pode ser um verdadeiro desafio para nós, porque nossa tendência natural é simplesmente pedir a Deus que nos abençoe conforme vivemos nossa vida. Mas essa oração nos coloca diante dele como Seus servos, de modo que dizemos: “Do Seu jeito, Senhor, acima de tudo.”

Essas são coisas poderosas pelas quais orar, se realmente as queremos. Mas como é fácil recitar o Pai Nosso no piloto automático, sem pensar no que realmente estamos dizendo! Você pode achar útil dividir frase por frase como um modelo para oração, como estamos fazendo agora, e orar pelo significado de cada um desses pedidos.

Os três últimos pedidos da Oração do Pai Nosso estão focados em nós: “Dá-nos hoje o pão para este dia”. Essa é uma oração sobre nossas necessidades diárias; e é tão importante percebermos que não há pedido que seja pequeno demais para Deus porque Ele é tão grande, Ele é grande o suficiente, infinito em Seu poder, de modo que Ele é capaz de cuidar dos detalhes mais íntimos em nossas vidas. Em seguida, vem a oração: “…e perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores”. Temos que pisar no freio aqui por um momento. Isso é como dizer: “Senhor, quero que me perdoe assim como tenho perdoado os outros”. Pense sobre com quem estamos falando quando dizemos isso. Assim que dizemos isso, devemos começar a pensar nas pessoas que precisamos perdoar, não é? Jesus quer que tenhamos esse tipo de espírito generoso porque fomos muito perdoados. E a verdade é que não podemos fazer isso por nossas próprias forças — Deus tem que nos ajudar, então isso nos leva de volta ao que estamos tratando neste estudo. Precisamos pedir!

Assim vem o último pedido: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. É claro que Deus nunca tenta ninguém, mas o diabo é real; e este é um pedido para que Deus nos ajude a fazer o que é certo. Amo o que o pastor e teólogo alemão Helmut Thielicke disse. Ele se posicionou contra o regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial e disse sobre esse pedido: “Jesus é vitorioso! Ele já venceu, e todas as nossas lutas são apenas batalhas de retaguarda e ações de limpeza”(Nosso Pai Celestial: sermões sobre a Oração do Senhor). É incrível a diferença que invocar a Deus pode fazer quando você está no meio da tentação. É como acender a luz do lado de fora em uma noite quente e ver as baratas correndo para se proteger. O diabo simplesmente não pode resistir a Jesus; e Jesus quer que peçamos a Ele que nos ajude sempre que tivermos dificuldades.

Os seis pedidos do Pai Nosso nos mostram nossas prioridades para viver na presença de Deus e nossa profunda dependência dele, e podemos ter certeza de que, quando os usamos como modelo para nossas próprias orações, estamos pedindo da maneira que Ele ama responder.

E assim chegamos ao terceiro e último entendimento sobre pedir e orar, e aqui está em apenas duas palavras: Ore grande! Precisamos pedir a Deus que faça grandes coisas, crendo com fé que Ele fará. Assim como nenhum pedido é muito pouco para Deus, nenhum pedido é muito grande para Ele também. Então, e se pedirmos? Acho que essa é uma das razões pelas quais Jesus disse em Mateus 18:3 que temos que mudar e nos tornar como crianças para entrar no reino de Deus. Os filhos são dependentes e sabem disso. As crianças também têm imaginação, e como precisamos orar assim! Não há ninguém mais criativo do que Deus, e devemos pedir-lhe que nos ajude a pedir as coisas que Ele deseja que peçamos. Isso é realmente uma grande oração. Podemos colocar tantas limitações na oração e em Deus, e acho que uma das razões para isso é que achamos que o mundo gira ao nosso redor. Mas Tiago, o irmão de Jesus, escreveu: “E, quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados; pedem apenas o que lhes dará prazer.” (Tiago 4:3). A ordem da Oração do Pai Nosso nos mostra que Deus quer que comecemos com o enfoque do Reino nos nossos corações e vidas. Ao fazermos isso, o veremos fazer coisas lindas.

Se recebemos Jesus, Ele já nos deu a salvação. Esse é o maior presente de todos, e todo o resto deve ser considerado à luz disso. 2 Coríntios 1:20 nos lembra: “Pois todas as promessas de Deus se cumpriram em Cristo com um alto e claro ‘Sim!’. E, por meio de Cristo, confirmamos isso, de modo que nosso ‘Amém’ se eleva a Deus para sua glória”. Jesus continua a orar por nós e nos ajudará enquanto oramos. Deus nos deu muitas promessas em Sua Palavra e espera que oremos! Portanto, não se segure. Nunca deixe que seja dito de você que você não recebe porque não pede. Ore grande, com visões e pedidos tão grandes quanto o reino de Deus. Invoque-o e peça o que somente Ele pode fazer, e veremos o Céu tocar a Terra até que venha o Seu reino. Vamos encerrar com esta oração:

Senhor, abençoa-nos enquanto oramos. E, ó, vem logo, Senhor Jesus! Ajuda-nos a esperar por ti acima de tudo. Sê nossa visão enquanto vivemos, Senhor. E ajuda-nos a viver cada vez mais perto de ti. Em Teu nome oramos, amém.

Reflita:

  • O que o fato de Jesus ter feito promessas ousadas sobre pedir quando oramos nos mostra?
  • Por que Deus quer que nos dirijamos a Ele com nossos desejos e necessidades?
  • O que a Oração do Pai Nosso nos ensina sobre como fazer pedidos quando oramos?
  • Quais necessidades de oração existem em seu grupo agora pelas quais você pode começar a orar?

Assista ao vídeo