O bom perfume de Cristo

A VELHICE SEMPRE esteve presente em minha vida, a partir da minha avó Maarja (Maria), que, em idade bastante avançada, confidenciou-me certo dia, na língua dos meus pais, o estoniano: “Surm unustas mind” (A morte se esqueceu de mim). Ela não via mais qualquer razão para continuar vivendo.

Por último, foram minhas irmãs, Ketsia, no Lar Rogate, e Gerda, no Lar Vovó Haus, em Curitiba. Ambas faleceram com mais de 90 anos.

Deus me deu a bênção de conviver por 50 anos ao lado da minha querida esposa, Marlene. Ela tinha o dom da misericórdia. Com ela visitei muitos lares para pessoas idosas, tanto no Rio de Janeiro como em Portugal, e percebi como a velhice é dolorosa.

Agora, aos meus 86 anos de vida, consigo ver que podemos nos preparar para enfrentar a velhice com suas limitações. Assim como o jovem se prepara para os desafios do vestibular, temos também de começar nossa preparação para a velhice bem antes de chegarmos à chamada Terceira Idade.

Entendo que o ponto de partida é a decisão de sermos idosos felizes, alegres, confiantes em Deus. Foi o que me aconteceu em Portugal. Fui a uma reunião de pastores, na cidade do Porto, mas cheguei cedo. Dei uma volta pela pracinha ali perto e vi as árvores sem uma única folha. Era inverno. Vi os troncos carcomidos pelos fungos. Uma coisa feia. Assim é a velhice. Semanas mais tarde, já na primavera, vi aquelas mesmas árvores cheias de flores. Os troncos eram os mesmos, mas havia vida e alegria no ar. Ali mesmo, aos meus 57 anos, decidi que eu seria um idoso alegre.

Escrevo este livro para mostrar a você, leitor, que a sua atitude vale muito em sua caminhada rumo à velhice. Pense que o seu exemplo poderá ser uma inspiração para muitas pessoas ao seu redor. Será o bom perfume de Cristo alcançando outras vidas por seu intermédio.

Quando o Sr. Edilson Freitas, diretor no Brasil de Ministérios Pão Diário, me pediu para colocar no papel algo inspirativo para as pessoas que chegaram à Terceira Idade, decidi me basear naquilo que foi minha experiência no convívio com muitas pessoas. Elas me inspiraram a viver e a colocar minha confiança naquele que tudo pode, o Senhor Deus.

Aflito e triste coração.
Deus cuidará de ti.
Tens nos seus braços proteção.
Deus cuidará de ti. (HCC 33)

Samuel Mitt

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu país (obrigatório)

    Gostaria de receber informativos e dicas de leitura?

    Sim, quero conhecer mais sobre os projetos.

    Gostaria de receber o devocional Pão Diário em seu email gratuitamente?

    Sim, quero conhecer mais sobre os projetos.

    O bom perfume de Cristo

    Em O bom perfume de Cristo, ele compartilha as aventuras vividas do Norte ao Sul do Brasil e em outros países enquanto exercia seu chamado ministerial. As pessoas que influenciaram sua caminhada exalando o perfume do Salvador são apresentadas com tocante ternura. Seus conselhos e advertências são válidos para todas as idades e fases da vida.

    BAIXE NOSSO APLICATIVO E LEIA TODOS OS NOSSOS PLANOS DE LEITURA!

    Disponível na APP Store
    Disponível na Google Play