Quando somos atingidos pelas ondas de ansiedade ou depressão, pode ser difícil saber no que segurar. Talvez nossas mentes estejam correndo em 100 direções diferentes, ou encontremos uma névoa profunda encravada dentro de nossos cérebros e não consigamos ver a floresta para as árvores.

Podemos nos sentir incrivelmente sozinhos e incompreendidos durante esse período. Mas é nesses momentos que somos lembrados do quanto é importante buscarmos força em Deus e também em outros que já seguiram o mesmo caminho.

Convidamos cinco jovens adultos para compartilhar conosco seus versículos essenciais para os momentos de luta com sua saúde mental, e esperamos que você consiga encontrar uma joia para mantê-lo ancorado quando estiver com dificuldades também.

Acima de tudo, esperamos que esses versículos o ajudem a ver, experimentar e sentir Deus bem próximo a você, sabendo que Ele nunca o deixará nem o abandonará (Deuteronômio 31:6).

A história completa de Madeleine:

O Salmo 139 me traz muita paz quando estou ansiosa ou deprimida.

Muitas vezes, quando estou lutando com minha saúde mental, me sinto sozinha ou incompreendida. Ler o Salmo 139 é um lembrete de que não estou só. Não posso fugir da presença de Deus. E mais do que isso, Deus conhece meus pensamentos antes mesmo que eu os tenha. Ele sabe o que está passando em minha mente, mesmo quando eu não sei.

Este salmo também me encoraja a declarar que Deus me fez maravilhosamente. Ele não errou comigo. Ele sabia o que estava fazendo.

E saber disso? É um pensamento muito reconfortante.

A história completa de Hayley:

Este belo salmo me consolou nas fases mais difíceis, pois me aponta para a bondade e misericórdia de Deus. Esses versículos em particular me lembram das muitas razões pelas quais ainda posso bendizer o Senhor quando minha alma está abatida. Ele reorienta minha perspectiva sobre a gratidão – ajudando-me a lembrar o quanto eu tenho que ser grata pelo que Cristo fez: perdoou todos os meus pecados, redimiu-me para si mesmo e satisfez-me com Sua bondade.

Como Corrie ten Boom coloca: “Não há poço tão profundo, que o amor de Deus não seja ainda mais profundo”. Não importa quão ansiosos ou deprimidos possamos nos sentir, Deus entende e nos convida a descansar e a sermos restaurados nele.

Sempre que a ansiedade ou a depressão me atinge, minha mente passa por um ciclo interminável de pensamentos negativos.

Na maioria das vezes, não consigo entender esses pensamentos, que são principalmente motivados pelas preocupações da minha situação atual ou pelos medos do futuro.

Eu recito Filipenses 4:8-9 sempre que pensamentos negativos começam a surgir, especialmente em noites insones. Eles me lembram que as coisas da mente de Deus são “verdadeiras, nobres, corretas, puras, amáveis e admiráveis”, e qualquer outra coisa fora disso não é de Cristo. Além disso, me dão a coragem de poder agarrar-me às promessas de que o Deus da paz está comigo e nele posso encontrar o meu descanso.

A história completa de Jordan:

Durante meus anos mais sombrios, eu tinha um verso ao qual sempre voltava. Era um verso que, quando minha mente estava correndo, me centralizava. Quando me senti sobrecarregada, isso me acalmou. Quando fui dominado pela emoção negativa, isso me deu esperança. Foi o Salmo 73:26 que diz: “O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre”.

Era o lembrete de Deus de que em meu fracasso, em minha fraqueza, quando eu não conseguia mais me segurar nele, Ele me segurava.

A palavra “ainda” é uma palavra poderosa. Ouço um desespero na voz do autor desses salmos com os quais me identifico quando a ansiedade bate. É essa palavra “ainda” que brilha como um farol na escuridão. Embora nada faça sentido no momento, mesmo quando tudo o que vejo diante de mim seja escuridão, ‘ainda o louvarei …”.

Eu me agarraria a esse pensamento como se minha vida dependesse disso, permitindo que a Palavra de Deus me pusesse em um casulo quente de segurança e amor. À medida que minha alma começa a olhar para o malto e escolhe louvar, encontro alívio da minha exaustão e conforto no Senhor.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.