Pão Diário pelo mundo – Honduras

As maras (ou gangues), em Honduras, representam uma grande ameaça à segurança nacional na atualidade. Estes grupos delinquentes continuam desenvolvendo suas redes e maneiras de agir, e se tornaram um novo grupo de rebeldes.

Algumas destas maras estão crescendo e impondo sua ideologia de violência, promovendo até a violação dos direitos humanos. As gangues representam um desafio para a República de Honduras, que terá de multiplicar seus esforços para garantir condições de segurança aos seus cidadãos.

Hoje, as gangues mais reconhecidas de Honduras, recrutam as crianças para se unir às guerras pelos territórios. A violência naquele país tem-se tornado similar à encontrada em algumas regiões do México, onde há o tráfico de drogas. Esta atividade criminosa está cada vez mais relacionada a grupos rebeldes urbanos ou a cartéis de droga, chegando a tal grau de organização, que há evidências de existirem campos de treinamento para transformar as crianças e jovens em assassinos profissionais.

O governo de Honduras está ampliando seus esforços em trabalhos de prevenção. Para isso, pretendem incluir o ensino de valores morais e espirituais no currículo escolar.
A Sociedade Bíblica de Honduras sente-se na responsabilidade de tomar um papel importante para influenciar estas crianças e jovens em risco social com princípios da Palavra de Deus. Os alunos de algumas escolas públicas, localizadas em algumas regiões de severo risco social, serão alcançados por meio de programas e projetos de reabilitação para menores infratores.

Neste projeto participam, também, a Sociedade Bíblica do México, Guatemala e El Salvador.

O esporte será a estratégia utilizada. A primeira grande oportunidade foi durante a Copa do Mundo de Futebol que aconteceu no Brasil. Naquele momento, aproveitamos, a participação de crianças e jovens em campeonatos esportivos para promover também a prevenção à violência.

Em Honduras, foram atingidas 21 mil crianças e jovens numa parceria entre Sociedade Bíblica e Ministérios Pão Diário, por meio do seu projeto Jogada Perfeita. O alvo é continuar com o projeto durante dois anos. Deste modo, projeta-se alcançar 63 mil crianças e jovens até o final de 2016.

O objetivo é distribuir este ano o devocional Jogada Perfeita (em espanhol) e 6 mil Novos Testamentos para jovens.

As igrejas que apoiam este projeto são: Movimento Juvenil Cristiano de Honduras, Pastor Armando Meza, Alianza Pro-Evangelización del Niño (APEN), Orphan Helpers e Igreja Oasis de Dios.

Para mais informação, por favor, entre em contato com a Sociedade Bíblica de Honduras: www.sbuhn.org