Oração

A oração é um meio de comunicação que Deus estabeleceu para cultivarmos um relacionamento íntimo e contínuo com Ele. Orar é literalmente conversar com Deus e lembre-se: Ele tem diversas for- mas de responder. Se pararmos para pensar, a oração é algo inacreditável! Como pode o homem comunicar-se com o próprio Deus em qualquer tempo, lugar ou situação, se Ele é o Senhor de todo o Universo e nós somos meros habitantes de um pequeno planeta? Como pode Deus ouvir as orações diárias de bilhões de pessoas?

É muito importante entender que orar deve ser uma coisa con nua. A gente pode orar de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, em casa, na faculdade, no trabalho, na rua, no chuveiro, sentado, deitado, de pé. A Bíblia nos fala sobre ter uma atitude de oração, lembrando de Deus constantemente e submetendo tudo a Ele.

Onde encontrar na Bíblia?

1 TESSALONICENSES 5:17

Nunca deixem de orar.

EFÉSIOS 6:18

Orem no Espírito em todos os momentos e ocasiões. Permaneçam atentos e sejam persistentes em suas orações por todo o povo santo.

Falando sobre o assunto

É claro que, por exemplo, a oração do Pai Nosso, ensina- da pelo próprio Jesus, é um modelo incrível de oração (MATEUS 6:9-13). Mas a verdade é que, para orar, não existe uma “receita” correta, apesar de podemos, sim, estabelecer alguns bons ingredientes às nossas orações.

Louvor
Louvor é quando reconhecemos o que Deus faz e demonstramos nossa gratidão a Ele (SALMO 150:2).

Adoração
É quando enaltecemos quem Deus é, reconhecendo o Seu caráter perfeito e eterno (SALMO 95:6).

Petição

Diferente do que muitos pensam, Deus se alegra em ouvir as nossas orações. Deus se agrada quando pedimos e se dispõe a responder a cada de nossos pedidos conforme a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável. É importante ressaltar que quanto mais oramos, mais o nosso coração ca em sintonia com o coração do Senhor e mais a nossa vontade se alinha com a dele. Isso influencia diretamente no que pedimos a Ele (MATEUS 21:22).

Intercessão

É quando oramos em favor de outra pessoa. Essa é uma forma incrível de demonstrar e oferecer o nosso amor a alguém ou em alguma situação. Quem é nosso maior exemplo de intercessão? Jesus! O Salvador intercede por nós diante do Pai (HEBREUS 7:25; 1 TIMÓTEO 2:1-5).

Confissão

A confissão é o que precede o maravilhoso e inexplicável perdão de Deus. É claro que não podemos cair na velha desculpa de que “errar é humano” e sempre ficar tropeçando nas mesmas coisas, sem buscar mudança. Contudo, o nosso pecado nunca é grave demais para que o Senhor não possa nos perdoar. O que existe, o caminho do pecado ao perdão, é o nosso arrependimento verdadeiro, a confissão e a renúncia (1 JOÃO 1:9; PROVÉRBIOS 28:13).

Derramamento

A nossa oração deve ser o reflexo da nossa alma, coração e mente. Deve ser um momento de liberdade máxima para que nós, sem máscaras, “despejemos” tudo diante de Deus, ultrapassando a aparência e chegando à essência de quem somos (MATEUS 11:28).

Além desses “ingredientes”, podemos fazer mais algumas considerações importantes sobre a oração.

1. Talvez em algum momento você pense: “Deus já sabe que eu o amo, Ele já sabe o que eu preciso! Então, qual é o sen do em car repetindo tudo sempre?”. Estabelecendo relação com uma situação do nosso cotidiano, imagine que uma esposa sabe que o seu marido a ama e sabe o que ele faz no trabalho. Mas se ele nunca falar ou demonstrar que a ama ou se ele nunca desenvolver um diálogo com sua esposa para contar como foi o seu dia no trabalho, soará meio estranho, não é mesmo? Ou seja, quem ama, gosta de ouvir o que já sabe. Da mesma forma, Deus gosta de ouvir o que está em nosso coração, sejam pedidos, agradecimentos, confissões, frustrações ou qualquer outra coisa.

2. Não podemos transformar a oração em algo rotineiro, vazio, na qual nós ficamos apenas repetindo um monte de palavras bonitas. Às vezes, uma oração em silêncio, mas com o coração totalmente aberto e quebrantado, é muito mais significava do que tentar expressá-la em palavras (MATEUS 6:7-8).

3. Não fale com Deus como alguém distante, mas chegue diante dele como seu Pai, Aquele para quem você pode contar e con ar tudo, até os segredos mais íntimos e desejos do seu coração, e, assim, encontre nele descanso e respostas!

4. Oração não tem limite de tempo! Como Martinho Lutero disse certa vez: “Tenho tanto o que fazer que não consigo prosseguir sem gastar três horas diárias em oração”. Invista tempo desenvolvendo intimidade com o Criador do Universo!

5. Orar é um aprendizado diário, pois, como declara Richard J. Foster em seu livro Celebração da Disciplina (Ed. Vida, 2007), “entender que a prática da oração envolve um processo de aprendizagem poupa-nos de descartá-la como falsa ou irreal”.

Depois de tudo isso, podemos entender que a oração é uma das principais vias usadas por Deus para nos transformar, como disse o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard: “A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora”. Dedique-se à oração!

Questões para debate

  1. O que a oração signi ca para você?

  2. Com que frequência você ora?

  3. O que ca entre você e o inves mento de tempo em oração?

Oração

Pai, eu te louvo, porque sei que diante de eu posso me achegar como lho e sen r o Teu amor sem igual. Eu te agradeço, porque sei que me conheces nos mínimos detalhes desde o ventre da minha mãe
e eu não preciso esconder absolutamente nada de . No secreto dos Teus braços é onde eu encontro o descanso e o refúgio que tanto me faltaram um dia. Que uma das principais prioridades da minha vida seja falar con go e entender como sou privilegiado por poder abrir minha alma a , o Criador do Universo! Em nome de Jesus!

Amanda Vargas

Pedagogia UFPR — ONEWAY Reitoria