Onde estás? Perto está o Senhor!

O Senhor está sempre por perto, mesmo quando achamos que estamos sozinhos. Tanto nos dias felizes quanto nos dias tristes, Ele nos acompanha e sabe tudo o que fazemos, pensamos e sentimos. Não há nada escondido de Deus, nenhum segredo sequer.

Por isso, devemos colocar o nosso coração diante dele, e ser sinceros todo tempo, buscando-o de todo o coração; lembrando-nos também que em breve Ele virá nos buscar, e então viveremos juntos para todo sempre.

Falando sobre o assunto

A Palavra de Deus está repleta de promessas que afirmam que Ele está conosco. No entanto, é muito comum, em meio às atividades cotidianas e problemas, esquecermo-nos desse fato tão essencial. Eventualmente grandes desafios trazem-nos à memória o poder e a graça de Deus; mas, quando chegam os pequenos percalços, é comum deixarmos de lado a mão que outrora nos ajudou em meio às situações mais difíceis.

Presença de Deus
Uma forma muito comum de lembrarmos da presença de Deus é quando estudamos sobre quem Ele é, ou quando fazemos algo errado. Contudo, devemos sempre ter a consciência da presença dele diariamente em nossa vida, ou melhor, Sua companhia incondicional que nunca nos abandona.

Amabilidade
Na primeira parte de Filipenses 4:5, somos instruídos a sermos amáveis em tudo que fazemos de modo claro, para que todos a reconheçam em nós facilmente. Essa amabilidade tem que estar presente em nosso temperamento, conduta e atitudes, além de ser inspirada na consciência da doce presença de Deus conosco. A postura correta é reagir às afrontas e dificuldades pensando na forma como Jesus reagiria diante de tal situação, se estivesse em nosso lugar.

A presença de Jesus é real
O Senhor está sempre conosco. A companhia de Jesus nos conduzirá a um caminho de conhecimento, de relacionamento e de crescimento, de acordo com aquilo que a presença dele transmite: paz, amor e alegria no Espírito.

Onde encontrar na Bíblia?

FILIPENSES 4:5
Que todos vejam que vocês são amáveis em tudo que fazem. Lembrem-se de que o Senhor virá em breve.

SALMO 34:18
O SENHOR está perto dos que têm o coração quebrantado e resgata os de espírito oprimido.

SALMO 145:18
O SENHOR está perto de todos que o invocam, sim, de todos que o invocam com sinceridade.

Questões para debate

1. Como a consciência da companhia de Jesus afeta o seu dia e as coisas que você faz?
2. Você tem buscado conhecer mais do Senhor? De que maneira?
3. De que maneira tem sido a sua postura diante das situações difíceis?

Oração

Jesus, faz-me consciente da Tua doce companhia. Faz-me olhar para ti com interesse e desejo de aprender mais de ti, enquanto caminhamos juntos no meu dia a dia. Não me deixes esquecer quem tu és, e do poder que deténs para transformar-me à Tua imagem. Em Teu nome. Amém!

Bruna Santos
Eng Agronômica — Jesus na UFPR