Onde estás? Em Teu silêncio?

“Onde tu estás, Senhor? Por que está tão silencioso?” Ah, quantas vezes essas perguntas já não brotaram em nosso coração? Pense:
Quais motivos o Senhor teria para se calar? Não seria mais simples se Ele nos respondesse sempre? Deus muitas vezes se cala diante das nossas questões, embora eu não creia que existam orações sem respostas. Como assim?

O silêncio de Deus pode “falar” muitas coisas diferentes. O Senhor se relaciona conosco de forma personalizada, Ele lida com cada um de forma especial. Algumas posturas espirituais que temos assumidos diante de Deus podem definir o que o atual silêncio de Deus está tentando nos dizer.

Quais posturas temos assumido? Posturas como obstinação, incredulidade, orgulho ou até mesmo de piedade verdadeira, podem fazer Deus falar conosco de formas silenciosas.

Falando sobre o assunto

De todos os argumentos contra a existência de Deus, o silêncio do Senhor é o que considero mais forte. Por que é que um Deus pessoal, amoroso e poderoso se manteria em tamanho silêncio? Bem que gostaríamos que Ele fosse mais “hollywoodiano”.

A verdade é que Deus nunca realmente se cala. Ele está sempre falando (PROVÉRBIOS 1:20). Ele proclama publicamente e em alta voz que é a Sabedoria. Mas se isso é verdade, por que não percebo isso em minha vida? Queremos, arrogantemente, que Deus fale do nosso jeito, mas isso não vai acontecer.

Ao longo dos evangelhos, Jesus colocava, frequentemente, no final de Suas parábolas a frase: “Quem é capaz de ouvir, ouça com atenção!” (MATEUS 13:9,43; LUCAS 14:35). Chamando a atenção para a importância das coisas que Ele estava dizendo. O Senhor deseja ser ouvido. Ele deseja ser ouvido por você. De que maneiras, então, o aparente silêncio de Deus fala? Depende.

O silêncio de Deus pode ter alguns significados. Diante da obstinação, Deus diz: arrependa-se; da incredulidade: creia; do orgulho: humilhe-se; da ansiedade: espere.

1. Arrependa-se. A rebeldia e a obstinação cegam, ensurdecem e nos afastam de Deus. Como ouvir a voz de quem está longe? (PROVÉRBIOS 15:29). A voz de quem está perto não é mais forte? Abandone os seus pecados e se aproxime de Deus, e então Ele o recompensará (HEBREUS 11:6).

2. Creia. Você se acha constantemente desprezado por Deus? Gostaria que o Senhor falasse que o ama todo dia? Mas Deus quer que a Palavra dele baste para você. Ele já declarou e demonstrou que o ama tremendamente, então creia nele (ROMANOS 8:31-33).

3. Humilhe-se. Às vezes Deus se cala, pois nos tornamos inflados, orgulhosos. Deus não descerá ao nível do orgulhoso (TIAGO 4:6). Arrependa-se, humilhe-se e o Senhor o exaltará.

4. Espere. Se suas orações são em favor do Reino de Deus, por que elas demoram tanto para serem respondidas? A oração não é uma luta contra Deus, para que Ele se submeta aos nossos desejos, mas é uma luta ao lado de Deus, buscando a vontade dele acima da nossa. Insista, bata à porta e espere (SALMO 27:13-14).

O silêncio de Deus é apenas aparente. Pois esse “silêncio” sempre quer dizer: arrependa-se, creia, humilhe-se, espere. Podemos ter certeza disso, porque o nosso Senhor Jesus nos substituiu verdadeiramente na cruz. As orações de Jesus não foram ouvidas, e Deus silenciou-se para Seu Filho, para que nós jamais precisássemos passar por isso (ISAÍAS 53:5).

Onde encontrar na Bíblia?

PROVÉRBIOS 1:20 – A Sabedoria grita nas ruas e levanta a voz na praça pública.

PROVÉRBIOS 15:29 – O SENHOR está longe dos perversos, mas ouve as orações dos justos.

HEBREUS 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Questões para debate

1. Quais atitudes você precisa mudar para ouvir a voz de Deus?
2. Você percebe que Deus tem se mantido silencioso em sua vida?
3. De que formas o sacrifício substitutivo de Cristo afeta sua maneira de ouvir a Deus?

Oração

Querido Deus, mostra-nos em que temos errado com relação ao ouvir a Tua voz. Cura os nossos ouvidos espirituais. Que de forma alguma venhamos a menosprezar o perfeito sacrifício do Teu Filho, mas que entendamos que tu nos ouves como ouve a Cristo, e permite-nos ouvir a ti assim como Cristo te ouve. Em nome de Jesus. Amém!

Daniel Cunha
Física (Bacharelado) — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais