Omissão é pecado

Nas universidades, é muito comum a rodinha de amigos durante os intervalos e até mesmo após os horários de aula. Nesses momentos os assuntos são diversos, mostrando várias perspectivas, deixando-nos expostos a ideias e teorias secularizadas. Em alguns momentos, comentários sutis e audaciosos são feitos em relação à Palavra de Deus. Será que nós, como cristãos, podemos compactuar com tais situações?

Falando sobre o assunto

O perigo de não pregar a Palavra

Ter conhecimento da Palavra e não a apregoá-la é o mesmo que omitir (não fazer) algo que Deus nos ensina que devemos fazer. Em Marcos 16:15 somos orientados a pregar o evangelho levando as boas-novas: “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos”. O pecado presente na omissão está em não obedecer a Deus: “Se alguém diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece a seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele” (1 JOÃO 2:4). De acordo com a Palavra de Deus, devemos pregar o evangelho em toda e qualquer ocasião, veja a orientação de Paulo: “Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não. Corrija, repreenda e encoraje com paciência e bom ensino” (2 TIMÓTEO 4:2). Pois se não pregarmos, como as pessoas conhecerão a Deus?! “Mas como poderão invocá-lo se não crerem nele? E como crerão nele se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar?” (ROMANOS 10:14). Ao não nos posicionarmos para mostrar o Deus a quem servimos, estamos negando levar a salvação àqueles que necessitam, e assim, impedindo-os de ter suas vidas transformadas.

Como pregar a Palavra de Deus?

Para pregarmos a Palavra de Deus temos que estudá-la para compreender, interpretar e aplicá-la primeiro a nossa vida. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em
nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra” (2 TIMÓTEO 3:16-17). Devemos sempre pregar a Bíblia com amor e paciência: “O servo do Senhor não deve viver
brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente. Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade” (2 TIMÓTEO 2:24-25). Somente através da pregação da Palavra, as pessoas poderão ter um encontro com Jesus, pois somente “aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (ROMANOS 10:13). “Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo” (v.17).

Onde encontrar na Bíblia?

TIAGO 4:17 – Lembrem-se de que é pecado saber o que devem fazer e não fazê-lo.

LUCAS 4:18 – O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para trazer as boas-novas aos pobres. Ele me enviou para anunciar que os cativos serão soltos, os cegos verão, os oprimidos serão libertos.

SALMO 105:1 – Deem graças ao SENHOR e proclamem seu nome; anunciem entre os povos o que ele tem feito.

Questões para debate

1. Quais são as formas de omissão quanto a pregação do evangelho?
2. Quanto tempo eu tenho dedicado à Palavra de Deus para alcançar as pessoas à minha volta?
3. Quais estratégias podem ser utilizadas para pregar o evangelho a elas?

Oração

Senhor Jesus, agradeço-te pela oportunidade de estudar a Tua Palavra e a disponibilidade dela nos dias de hoje. Agradeço-te, Senhor, pois ela é como um manual para nossa vida, em que podemos enxergar nossos erros e encontrar as maneiras de corrigi-los. Peço-te, Senhor, neste momento que concedas-me discernimento e sabedoria para anunciar a Tua Palavra. Que eu não tenha medo e nem falta de conhecimento para falar do quão maravilhoso tu és. Que eu possa ser usado para levar a Tua Palavra as pessoas que dela necessitam. Em nome de Jesus, amém.

Stephanie Simeia
Biotecnologia — PUC/PR