Nós estamos olhando para o relato da carta de Gálatas porque é importante ver o fruto do Espírito à luz do contexto de toda a carta. E podemos percorrer este grande relato de que Cristo entregou-se por nossos pecados a fim de nos libertar deste presente século, que é marcado pelo legalismo e também pela luxúria. 

Paulo vai dizer ao longo de Gálatas que enquanto estivermos vivendo sob a escravidão da lei ou de acordo com nossa própria carne, isso leva basicamente ao oposto do que vemos com o fruto do Espírito. Leva, em vez de amor ao ódio, em vez de alegria à amargura, e leva a comunidade – em vez de andar em união na qual Deus nos chamou para andar – à desunião, a calúnias, hostilidade e tensão uns entre os outros. Então, o que vamos fazer agora que examinamos todo o relato de Gálatas é nos atentarmos ao contexto do fruto do Espírito à luz de seu contexto literário. Em Gálatas 5:16, Paulo diz: “Digo, porém”. Este “porém” está indicando a carta anterior, passagens na carta anterior. Ele está se referindo a viver de acordo com este mundo maligno, então se você viver de acordo com a lei, ou de acordo com a sua carne, isso levará a essa destruição.

As palavras de Jesus no evangelho de João afirmam que o inimigo vem para roubar, matar e destruir. E é assim que ocorre neste mundo, mas Paulo nos dá esse grande contraste, o que ele diz? Paulo declara: “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”. Algumas traduções usam o verbo “viver”, mas nesse caso é melhor traduzido como andar, ainda que caminhar implique num movimento lento e deliberado, é uma ação contínua e necessária. Paulo não está dizendo para ir até o Espírito e pronto, mas ao invés disso devemos andar pelo Espírito.

Para o apóstolo, andar em liberdade não é algo que simplesmente acontece, não é como se Deus apenas nos levasse para a santidade. Mas, em vez disso, temos que continuar caminhando. E muitas vezes com essa ideia de andar no Espírito, há o conceito de uma longa obediência. Deus nos chama para essa obediência no caminhar, que não quer dizer pular, muito menos voar. Uma das minhas citações favoritas de Martin Luther King Jr. é que se você não pode voar, então corra. Se você não pode correr, então caminhe. E se você não puder andar, rasteje, mas continue em movimento. E para muitos de nós, nossos pés querem descanso. Andar segundo o Espírito nem sempre é fácil.

E Paulo nos diz para andarmos no Espírito. O que Paulo está tentando nos dizer é que antes estávamos na carne, mas quando Cristo se entregou por nós, e morreu naquela cruz – experimentamos liberdade. Quando Deus colocou Seu Espírito em nós, ficamos livres do domínio do pecado; nossas vidas passaram para o poder do Espírito, no amor, na alegria, no fruto do Espírito Santo. 

Paulo está nos dizendo: “Não ande sozinho”. Este não é apenas um tipo de moralismo pagão, onde você se apoia em suas próprias pernas. Em vez disso, Deus deu Seu Espírito para estar ao seu lado. E assim, o Espírito de Deus está conosco. Não temos que fazer tudo isso sozinhos. Deus enviou o Seu Espírito, como Jesus disse em João 14, que seria bom que Ele fosse, para que Ele pudesse enviar o Espírito de Deus para ser este paráclito e estar ali, caminhando ao nosso lado.

Muitos de nós, quando tentamos andar de acordo com o Espírito, tentamos fazer tudo sozinhos. Estamos tentando superar a raiva, superar a luxúria, uma ambição egoísta, ou nosso egoísmo, sem perceber que Deus nos deu essa alavanca que é o poder do Seu Espírito. 

Paulo continua dizendo, ande segundo o Espírito ou pelo poder do Espírito. E se você fizer isso, você nunca cumprirá os desejos da carne. Gosto muito do que Santo Agostinho disse certa vez. Antes de se converter, ele havia sido um grande conquistador, e teve muitas amantes diferentes e uma com quem viveu. Após sua conversão, uma de suas antigas amantes o viu de longe e quis se encontrar com ele. Ela começou a chamá-lo, achando que ele não tinha reconhecido. Agostinho disse: “Sim, mas não sou mais eu”. O velho se foi. Não é quem eu costumava ser, mas agora tenho o Espírito de Deus que está dentro de mim.

A liberdade que temos em Jesus Cristo vem por meio do poder do Espírito Santo – acessando essa alavanca. E então, uma vez que acessamos essa alavanca, não somos mais nós que estamos guiando, mas é o Espírito de Deus, o Espírito Santo de Deus que nos ajuda a produzir o fruto do Espírito.

Pensando sobre:

  • Como o uso da palavra “andar” em Gálatas 5:16 contribui para a sua compreensão da passagem?
  • Como você descreveria o que significa andar no Espírito?
  • Qual o papel do Fruto do Espírito no contexto de um ambiente de trabalho?