O Verbo que transforma

Na língua Portuguesa, o verbo é a classe de palavras usadas para indicar uma ação ou a existência de algo. Quando João atribui a Jesus o caráter de Verbo, ele revela Cristo como Aquele por meio de quem Deus age e traz as coisas à existência. No princípio, todo o Universo foi criado por Seu intermédio, e hoje o Cristo vivo con nua a criar tudo novo em nós e em nossa universidade.

Falando sobre o assunto

O evangelho de João inicia sua narrativa a respeito de Jesus com uma afirmação sobre a Sua pessoa: “No princípio era o Verbo”. Por meio de Cristo, aquele que é o Verbo, todas as coisas vieram a existir.

O Verbo de Deus

Em Gênesis 1:1-3, Deus, através de Cristo, trouxe luz sobre as trevas que estavam sobre a face do abismo. Do mesmo modo, nossa vida se encontrava disforme, vazia e jazia na escuridão, até que Cristo resplandeceu Sua maravilhosa luz em nosso coração. “A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca conseguiu apagá-la” (JOÃO 1:5).

Esse mesmo poder criador age no homem hoje para o tornar nova criação. E por que Cristo, em Seu poder e por Sua cruz, criaria alguém novo a partir de nós? Porque todos pecamos.

Falhamos em nossas ações e em nossos pensamentos (ROMANOS 3:23). E como nós, com esse pecado, poderíamos nos relacionarmos com o Deus Santo? Mais que isso: se a consequência do pecado é a morte, como estando mortos poderíamos nos relacionarmos com o Deus vivo?

O amor de Deus demonstrado no Verbo

“Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos!” (EFÉSIOS 2:4-5). Ele nos deu Seu próprio filho, por amor a nós, quando ainda estávamos mortos. Então, Aquele que trouxe todas as coisas à existência e que é o Autor da vida, morreu. Cristo sofreu em uma cruz e pagou o preço pelos nossos pecados.

O Senhor nos convida a lembrar de como estávamos sem Cristo: “Não esqueçam que vocês, gentios, eram chamados de ‘incircuncidados’ pelos judeus que se orgulhavam da circuncisão, embora ela fosse apenas um ritual exterior e humano. Naquele tempo, vocês viviam afastados de Cristo. Não tinham os privilégios do povo de Israel e não conheciam as promessas da aliança. Viviam no mundo sem Deus e sem esperança” (EFÉSIOS 2:11-12). Precisamos nos lembrar de que não tínhamos esperança, paz, e que estávamos distantes do Senhor e com medo. Logo, essa lembrança é para que possamos celebrar como nunca o dia em que Cristo se ofereceu como o sacrifício perfeito por nós e bradou: “Está consumado” (JOÃO 19:30).

Depois de convidar os irmãos a se lembrarem onde estavam sem Cristo, Paulo aponta para a obra redentora e transformadora do Senhor em nós, dizendo: “Agora, porém, estão em Cristo Jesus. Antigamente, estavam distantes de Deus, mas agora foram trazidos para perto dele por meio do sangue de Cristo” (EFÉSIOS 2:13). Jesus não apenas nos salva da morte, mas também nos dá vida abundante; não só nos salva do medo e da desesperança, mas nos faz assentar em regiões celestiais com Ele (EFÉSIOS 2:7).

Uma nova identidade

Há uma nova esperança, uma nova identidade para aqueles que passam pela ação criadora do Verbo de Deus. Identidade de lhos amados, que podem com liberdade chamar a Deus de “paizinho, Aba pai” (ROMANOS 8:15). Que podem descansar no Seu cuidado e amor, em um relacionamento de intimidade profunda conquistada pelo sacrifício de Jesus.

Uma nova identidade por sermos amigos de Jesus, que o servem preparando o caminho para Sua volta e têm grande alegria em ouvir Sua voz. Que estão disponíveis a ouvi-lo e regozijar em Suas doces palavras (JOÃO 3:29).

E por m, Cristo chama-nos à identidade de soldados que não se distraem com as coisas finitas desse mundo, mas que se envolvem nas batalhas do e pelo Senhor. Ele nos chama para envolvermo-nos com a eternidade e cooperarmos com as Suas obras (2 TIMÓTEO 2:3).

Sendo assim, lembremo-nos sempre que sem Cristo nossa vida não tem cor. E recebamos Sua salvação com um coração quebrantado e grato, celebrando a Sua cruz. Lembremo-nos que Ele é o “Haja luz”, o Verbo que, com Seu poder criativo e transformador, cria tudo novo em nós. Sejamos corajosos, pois nele somos lhos, amigos e soldados.

Onde encontrar na Bíblia?

JOÃO 1:1-5 (ACF)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

GÊNESIS 1:1-3

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, a escuridão cobria as águas profundas, e o Espírito de Deus se movia sobre a super cie das águas. Então Deus disse: “Haja luz”, e houve luz.

Questões para debate

  1. O que Deus precisou ou precisa recriar em sua vida?

  2. Ao encontra-se com Cristo, o que Ele trouxe à existência a sua vida?

  3. Como a consciência de ser filho, amigo e soldado de Cristo tem influenciado suas ações?

Oração

Senhor Jesus, nós te agradecemos. Nós te louvamos, Jesus, pela Tua obra redentora na cruz, pelo Teu amor que nos alcançou quando ainda estávamos mortos e distantes de Deus. Queremos celebrar o Teu sacrifício todos os dias. Dá-nos um coração grato e quebrantado. Alcança com Teu amor, Jesus, os universitários, aqueles que ainda estão sem esperança. Nós te pedimos, Jesus, vem com Teu poder criativo sobre as universidades, sobre as pessoas que nelas assistem e faz novas todas as coisas. Dá-nos coragem para proclamar a Tua Salvação sabendo que temos o privilégio de ser Teus lhos amados, Teus amigos e soldados em prol do Teu Reino eterno.

Rebeca Gandara

Medicina — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais