O que você precisa saber sobre o Novo Coronavírus

40.171; esse foi o número de casos de infecção pelo coronavírus confirmados, ontem (09/02/2020) na China. E a cada dia, ou até mesmo em questão de horas, esse dado fica desatualizado. Nessa mesma data, na província de Hubei, o epicentro da doença, foram registrados mais 2.618 novos casos confirmados e por todo o país 23.589 estão sob suspeita. Os números só aumentam, assim como o a preocupação da comunidade mundial.

O coronavírus já existe desde meados de 1960 e faz parte da família que causa desde resfriados até síndromes respiratórias graves. A comunidade mundial está preocupada com uma variação desse vírus, o 2019-nCoV. Já existem casos confirmados em 30 países; no Brasil 11 casos suspeitos seguem sendo monitorados pelo Ministério da Saúde.

Este vírus foi identificado pela primeira vez durante uma investigação sobre um surto de doença respiratória na cidade de Wuhan, China.

A transmissão

Animal – humano

Pela ingestão de carne de animais silvestres

Humano – humano 

Pelo contato através de gotículas de saliva ou secreção de pessoas infectadas — aperto de mão, tosse, espirro. Também é possível haver propagação se uma pessoa tocar numa superfície ou objeto contaminados, seguidos de contato com a própria boca, nariz ou olhos.

Os sintomas

Os principais sintomas são:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar

Os sinais clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Mas também podem causar infecção do trato respiratório, como pneumonia. O tratamento é feito de acordo com os sintomas de cada paciente.

A prevenção

Existes alguns cuidados essenciais para reduzir o risco de contrair ou transmitir as infecções respiratórias, incluindo o 2019-nCoV:

  1. Evitar contato próximo com pessoas doentes ou que apresentem sinais e sintomas da doença.
  2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca, com as mãos não higienizadas.
  3. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, e se não for possível lavá-las, higienizá-las com álcool gel.
  4. Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
  5. Cobrir nariz e boca quando tossir ou espirrar e lavar as mãos após tossir ou espirrar.
  6. Não compartilhar objetos de uso pessoal.
  7. Manter os ambientes ventilados.

Por que se preocupar?

  • Ainda não existe vacina para proteção contra o 2019-nCoV.
  • Pode ser transmitido antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas.
  • Por seu elevado contágio.
  • A doença pode ficar encubada até duas semanas após o contato com o vírus.

 

Por que não se desesperar?

  • Até agora o Brasil continua sem casos confirmados, com 11 casos suspeitos que continuam sendo monitorados.
  • Os 34 brasileiros que estavam em Wuhan, foram repatriados, seguindo em quarentena por 18 dias e sem mostrar sintomas da doença.
  • Apenas pessoas que tenham viajado ou que apresentem sintomas após contato com alguém que viajou para Wuhan, na China são suspeitas da infecção pelo coronavírus.
  • O Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência para preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos em nosso país.