O que cristo espera em sua volta?

Somos herdeiros destas preciosas promessas de Deus: vida eterna, comunhão íntima com Cristo, esperança e liberdade. E a garantia do cumprimento de cada uma delas em nossa vida é que aquele que as prometeu vive! E porque Ele vive, a promessa do Seu retorno também é certa e verdadeira.

Falando sobre o assunto

Jesus ressuscitou ao terceiro dia de Sua morte e algum tempo depois foi elevado aos Céus. Os anjos reafirmaram algo que Cristo já havia dito aos Seus discípulos: Ele voltará do mesmo modo como foi visto subir (ATOS 1:9-11). Uma das figuras que a Bíblia utiliza para abordar a volta de Cristo é: o Noivo, Jesus, vem ao encontro de sua Noiva, a Igreja. Mas enquanto o esperamos, Cristo deseja preparar para si uma Noiva desperta, santa e apaixonada.

Jesus voltará para uma Noiva desperta

Ao final da parábola das dez virgens, em Mateus 25:13, Cristo adverte que vigiemos, pois não sabemos o dia nem a hora de Seu retorno. O que sabemos é que o dia se aproxima.

Eis uma comparação para deixar mais concreto: na faculdade, é comum estarmos mais distraídos quanto aos estudos quando as provas estão longe de acontecer. Permitimo-nos gastar mais tempo em outras coisas, em outras distrações.

Porém às vésperas de provas, eliminamos as distrações, dormimos menos, buscamos estudar com mais afinco e preparar-nos bem.

A analogia anterior foi colocada para que pensemos que é pelo fato da volta de Cristo estar se aproximando que o Senhor nos chama a despertarmos do sono: “A noite está quase acabando, e logo vem o dia” (ROMANOS 13:12). E estar desperto é remir o tempo, não se distrair com as coisas desta vida. É compreender a vontade do Senhor e ser cheio do Seu Espírito (EFÉSIOS 5:14-18). Talvez hoje você esteja distraído, talvez esteja adiando se entregar completamente a Cristo, embriagando-se com esta Terra, mas Cristo vem, e isso nos revela a urgência de viver para Ele, de ser um povo acordado.

Jesus voltará para uma Noiva santa

O apóstolo Pedro afirma que Cristo não está demorando para voltar; antes, é por Sua graça e misericórdia que nos dá a oportunidade de arrependimento antes de Seu retorno (2 PEDRO 3:9-12). A Noiva que Cristo virá buscar é lindamente adornada. Pelo sacrifício de Jesus foi-lhe dado um vestido de linho no, puro e brilhante (APOCALIPSE 19:7-9). Puro, pois o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Brilhante, pois Ele resplandece Sua luz através de nossa vida. É tempo de viver de forma santa e piedosa. É tempo de viver a Sua volta e apressar o Seu retorno pregando o evangelho do Reino (MATEUS 24:14).

Jesus voltará para uma Noiva apaixonada

Lucas 7:36-49, traz o relato de uma mulher que, enquanto Jesus jantava na casa de um fariseu, lançou-se aos Seus pés regando-os com as suas lágrimas e enxugando-os com os seus próprios cabelos. O fariseu que convidou Jesus para jantar ficou incomodado com aquilo, e Jesus, para confrontá-lo, contou-lhe a parábola sobre dois devedores: um que devia pouco e outro que devia uma grande quantia. Como não tinham como pagar, o credor perdoou a dívida dos dois, então Jesus perguntou: “Qual deles [amou mais o credor] depois disso?” (v.42). O anfitrião respondeu: “Suponho que aquele de quem ele perdoou a dívida maior” (v.43).

É fato que todos nós tínhamos uma dívida impagável com Deus, mas Cristo a quitou na cruz. Nenhum de nós devia uma pequena quantia, mas somente aqueles que reconhecem o tamanho do perdão de Cristo são capazes de o amar mais. Cristo quer para si uma Noiva apaixonada, que reconhece a grandeza do Seu perdão, que rega Seus pés com lágrimas de quebrantamento, amor e gratidão, que jejua por saudade à espera de seu Noivo (MATEUS 9:14-15) e que, juntamente ao Espírito Santo, clama: “Vem! […] Amém! Vem, Senhor Jesus!” (APOCALIPSE 22:17-20).

Onde encontrar na Bíblia?

ATOS 1:9-11

Depois de ter dito isso, foi elevado numa nuvem, e os discípulos não conseguiram mais vê-lo. Continuaram a olhar atentamente para o céu, até que dois homens vestidos de branco apareceram de repente no meio deles e disseram: “Homens da Galiléia, por que estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que foi elevado do meio de vocês ao céu, voltará do mesmo modo como o viram subir!”.

APOCALIPSE 19:7-8

“Alegremo-nos, exultemos e a ele demos glória, pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e sua noiva já se preparou. Ela recebeu um vestido do linho mais no, puro e branco”. Porque o linho no representa os atos justos do povo santo.

Questões para debate

  1. Há coisas em nossa vida que têm nos distraído e impedido de vivermos com urgência, de ansiar pela volta de Cristo?

  2. Já parou para refletir sobre o tamanho da nossa dívida e da grandeza do perdão que Cristo nos concedeu?

  3. Temos vivido com saudade do Noivo? Como isso se expressa em sua vida?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, tu estás vivo, e porque o Senhor vive, estamos certos de que voltarás. Não permitas que negligenciemos essa verdade. Não permitas que vivamos para nós mesmos ou venhamos a nos distrair a ponto de esquecermos que o Senhor logo virá. Faz de nós, Jesus, uma Noiva desperta, que espera a Tua vinda, que espalha o Teu evangelho e que tem um coração apaixonado por ti. Perdoa nossos pecados, Jesus, e dá-nos um coração puro, santo e cheio de saudade de ti, o nosso Noivo.

Rebeca Gandara

Medicina — Jesus na UFPR