O que 5 casais da Bíblia nos ensinam sobre romance

Nota do editor: a Bíblia pode nos oferecer sabedoria sobre muitos assuntos e de muitas maneiras diferentes. Olhar para casais na Bíblia pode ser uma ótima maneira de aprender sobre uma abordagem bíblica para os relacionamentos. Abaixo estão alguns casais bíblicos que podem impactar sua visão dos relacionamentos.

Certa vez, achei que seria bom iniciar um relacionamento romântico, desde que parecesse certo; não me dei conta de que deveria primeiro orar a Deus a respeito. Uma vez pensei que seria hora de romper quando os sentimentos se desvanecessem; não sabia que os relacionamentos precisavam ser nutridos. Uma vez pensei que seria racional no romance; não sabia que acabaria odiando muito a outra pessoa e alimentando minha amargura quando ela fosse embora.

Desde a paixão juvenil na escola até o namoro na faculdade, e de não ter um relacionamento após a formatura, passei por uma montanha-russa de emoções. Cheguei a um ponto em que senti como se Deus não me amasse mais. Como outras pessoas podem começar um relacionamento, vê-lo florescer e dar frutos enquanto eu continuava “patinando”? E por que acabei não apenas me machucando, mas também machucando os outros, embora também tenha iniciado um namoro com o casamento em mente?

Só mais tarde é que percebi que estava olhando para os relacionamentos através das minhas próprias lentes. Quando as coisas pareciam certas, eu imediatamente começava um relacionamento, assumindo que tais sentimentos viessem do “Espírito Santo”. Da mesma forma, quando situações problemáticas me exauriam, tanto física quanto emocionalmente, eu presumia que esses eram sinais para terminar e, como resultado, abrir mão de meus relacionamentos.

Filmes, programas de TV, jogos de namoro online etc., todos nos dizem para confiar em nossos sentimentos. Aconselham-nos a buscar o romance, o feliz e o épico. Quando esses sentimentos desaparecerem, o namoro e o casamento também deverão terminar. Mas isso é verdade? Que visão dos relacionamentos românticos a Bíblia prescreve?

Um pensamento veio à minha mente, certo dia: por que não aprender com casais devotados na Bíblia para descobrir o pensamento de Deus?

Deixe-me compartilhar o que descobri com cinco casais na Bíblia.

O amor não é apenas um sentimento, mas um importante compromisso. 

Rebeca era da mesma tribo de Abraão. Ela foi escolhida pelo servo de Abraão como noiva para Isaque (filho de Abraão) depois que o servo buscou o Senhor em oração. Aqui eu vejo um princípio muito importante para os relacionamentos: escolher um cônjuge entre o povo de Deus. Essa escolha não é aleatória, nem deve ser baseada em sentimentos — deve ser o resultado de oração fiel. Se nos envolvermos com não crentes, teremos que lidar com as diferenças de crenças e valores, ou pior, podemos seguir as tradições religiosas da outra pessoa e abandonar Deus e Seus ensinos.

A segunda coisa que aprendi com o relacionamento desse casal é: o amor é uma decisão. Embora Isaque e Rebeca não tenham se conhecido antes de se casar, eles foram capazes de se amar por toda a vida. Naquela época, era comum que os homens tivessem várias esposas, mas Isaque escolheu passar a vida inteira apenas com Rebeca. O relacionamento deles nos mostra que, quando você decide amar uma pessoa e um pacto sagrado é feito, podemos confiar em Deus para nos manter e amar um ao outro até o fim, mesmo quando as dificuldades surgirem no casamento.

Rute, além de viúva, era estrangeira. Mas ela amava Noemi, sua sogra. Ela seguiu o conselho de Noemi; deu a entender suas intenções a Boaz e, como todos sabemos, foi um final feliz para Boaz, Rute e Noemi. 

Com essa história, aprendi que Deus não despreza ninguém, seja qual for sua origem. Ele se preocupa com nossos corações. Rute escolheu acreditar em Deus — o mesmo Deus em quem sua sogra cria. Ela também foi obediente àquela amada anciã. Por isso, foi abençoada no final e até mesmo foi mencionada na genealogia de Jesus.

Eu costumava pensar que apenas aqueles que se casaram com seu primeiro namorado / namorada tiveram relacionamentos abençoados por Deus. Mas não é assim. Deus nos aceita, não importa qual seja o nosso passado. Curiosamente, também vi no casamento de Rute e Boaz que as mulheres não precisam esperar que os homens tomem a iniciativa em um relacionamento. Às vezes, uma mulher pode dar dicas oportunas e apropriadas para homens “menos observadores”. Claro, isso é com a condição de que qualquer ação realizada esteja de acordo com a vontade de Deus. Quanto aos homens, eles devem pensar bem e pedir conselhos aos cristãos mais velhos antes de tomar qualquer atitude.

Quando Maria engravidou de Jesus pelo Espírito Santo, José quis evitar se divorciar dela publicamente para proteger seu nome e sua vida. Naquele contexto patriarcal, o noivo tinha o direito de se divorciar publicamente de sua noiva, e a mulher seria apedrejada até a morte por cometer adultério. Mas José não o fez porque amava Maria e temia a Deus. Maria também era uma mulher temente a Deus e, por isso, aceitou de bom grado os riscos decorrentes de sua gravidez.

O amor a alguém se comprova pela ação. José provou seu amor por Maria, respeitando, protegendo e se casando com ela. Quando homens maus vieram atrás deles para matar Jesus, eles apoiaram um ao outro durante todo o caminho. Esse é um exemplo de casal temente a Deus que compartilhou os bons e os maus momentos por amor a Deus. Compartilhar a mesma fé que nosso cônjuge e estar disposto a se comprometer com Cristo e um com o outro é algo maravilhoso.

Mesmo que esse casal bíblico não seja tão conhecido quanto os outros que vimos até agora, eu realmente admiro seu compromisso com Deus no Novo Testamento. Ainda que estivessem ocupados com o trabalho, sempre receberam calorosamente os servos de Deus, Paulo e Apolo (Atos 18). Eles abriram sua casa como um ponto de encontro (1 Coríntios 16) e buscaram ativamente qualquer oportunidade para expandir o reino de Deus.

Deus não quer que as famílias sejam apenas salvas, mas também que sirvam. Abrir a casa de alguém não significa só custos financeiros extras, mas também muito tempo e energia. Aqui, vemos um exemplo de ministério ao próximo ativo: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente” (Mateus 22:37), e “…Quanto a mim, eu e minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). 

Além disso, dois são melhores do que um. Mais do que compartilhar os altos e baixos da vida, um casal pode orar um pelo outro, servir a Deus e ministrar às pessoas juntos. Essa é uma bela imagem. Quando considero as famílias que conheço em que um dos cônjuges é apaixonado pelo ministério, mas o outro não, convenço-me ainda mais da importância de orar para que ambos tenham a mesma visão. Somente quando duas pessoas têm maturidade e mente semelhantes, podem construir uma família com Cristo como o cabeça.

De acordo com Lucas 1, Zacarias e Isabel serviram fielmente ao Senhor, apesar de sua idade avançada. Lembro-me especialmente da parte em que Zacarias estava servindo como sacerdote quando o mensageiro de Deus apareceu a ele, dizendo que sua oração havia sido atendida e que o Senhor lhe daria um filho. Isso me fez lembrar que Deus está sempre ouvindo nossas orações, mas depende da vontade divina se essas orações serão respondidas ou não.

Embora também vejamos as fraquezas de Zacarias e Isabel — ele ficou temporariamente mudo por causa de sua falta de fé, e Isabel inicialmente teve medo de contar às pessoas sobre sua gravidez —, ainda assim isso não impediu Deus de usá-los para realizar Seus planos. Quando a criança nasceu, eles obedeceram ao Senhor e deram ao seu filho o nome de João. Depois de orar por tantos anos por um filho, Zacarias e Isabel estavam dispostos a entregá-lo à obra de Deus, obedecendo-lhe ao dar aquele nome. Essa entrega é algo que preciso aprender.

Todos esses cinco casais na Bíblia têm suas próprias fraquezas, mas eles têm algo em comum: ambos os parceiros temiam e obedeciam a Deus. O exemplo de Áquila e Priscila me lembrou especialmente de que devo servir ao Senhor a qualquer hora e em qualquer lugar.

Aprenda mais com outros casais bíblicos

A Bíblia tem muitos outros exemplos que podem nos ensinar sobre relacionamentos. Os cinco casais bíblicos acima são apenas alguns, mas foram os que me tocaram profundamente. Ao estudá-los, sou mais capaz de enfrentar as inseguranças causadas por meus relacionamentos anteriores. Esses casais também me inspiram a construir uma visão de relacionamento adequada e agradável a Deus e me ajudam a me concentrar no próprio Deus. Espero que tudo o que aprendi sobre relacionamentos também possa ajudar você a ser iluminado em seus relacionamentos.