Pelo menos uma vez por ano, os judeus iam a uma festa no Templo em Jerusalém para adorar e celebrar. A maioria dos comentaristas bíblicos crê que esse salmo foi escrito para os peregrinos cantarem durante a viagem.

O salmo começa com alegres louvores ao esplendor do templo. O templo era conhecido por sua beleza de tirar o fôlego e por ser a habitação de Deus. Por essa razão, o desejo dos cantores de estar nesse templo reflete um desejo de estar perto de Deus. O autor inveja até mesmo as aves que constroem os seus ninhos perto do altar (Salmo 84:3). Como elas, ele também gostaria de habitar no templo todos os dias (não que as pessoas vivessem realmente dentro dele).

Nos versículos 5-7, o autor se recorda da sua viagem ao templo, ao passarem pelo vale do Choro (hebraico: Baca). Em linguagem poética, o salmista imagina a terra seca tornando-se fértil à medida que os peregrinos se aproximam do templo. É como se o povo e a criação se juntassem em alegre celebração ao seu Deus.

Em seguida, os cantores oram por seu rei , “o ungido” (v.9). A grande esperança de Israel era habitar com Deus sob o reinado do Seu rei escolhido, o qual reinaria com justiça e retidão. 

O salmista conclui com uma alegre confissão de que não há outro lugar onde ele preferisse estar a não ser “na casa de seu Deus” (v.10). Ele termina com uma bênção sobre todos os que obedecem (v.11) e confiam em Deus (v.12), implicando que isso é o que todos nós devemos fazer.

Durante quatro meses, a minha filha estudou em Jerusalém. Ela apreciou enormemente o tempo que passou naquela cidade especial. Tenho muitos amigos que tiveram uma experiência espiritualmente enriquecedora nas visitas a Israel. É claro que agora não há nenhum templo em Jerusalém. Jesus tinha previsto a sua destruição (Marcos 13:1-2). Ele anunciou o fim do templo físico porque Ele, o verdadeiro templo, tinha chegado (João 2:19-22). Hoje, não vamos a um edifício para nos encontrarmos com Deus. Vamos a Jesus, em quem habita toda a plenitude de Deus (Colossenses 1:19). Para os cristãos, tudo o que aqui lemos sobre o templo é verdade sobre Jesus. Prefiro passar um dia servindo-o à vida inteira servindo o pecado e Satanás.

Também é verdade que juntos, os cristãos são o templo de Deus (1 Coríntios 3:16). O nosso desejo de estar na presença de Deus deve ser expresso no nosso desejo de nos reunirmos regularmente com o Seu povo. Esse salmo é uma recordação da alegria e do privilégio de fazer parte da igreja de Deus.

Reflita

  1. Leia novamente o Salmo 84. De que maneira ele expressa o esplendor e a beleza do Senhor Jesus e do nosso amor por Ele?
  2. Qual a sua opinião sobre ir à igreja e reunir-se com o povo de Deus? 
  3. De que maneira podemos continuar a expressar o nosso desejo de estar na presença de Deus e com o Seu povo?
  4. Como podemos viver diariamente na presença de Deus? De que modo isso pode impactar nosso trabalho e nossos relacionamentos?