Mesmo assim, vocês fizeram bem em me ajudar na dificuldade pela qual estou passando. Como sabem, filipenses, vocês foram os únicos que me ajudaram financeiramente quando lhes anunciei as boas-novas pela primeira vez e depois segui viagem saindo da Macedônia. Nenhuma outra igreja o fez. Até quando eu estava em Tessalônica, vocês enviaram ajuda em mais de uma ocasião. Não digo isso porque quero receber uma oferta de vocês. Pelo contrário, desejo que sejam recompensados por sua bondade. (Filipenses 4:14-17)

O cesto de comida que foi entregue à minha família há 17 anos ainda é assunto em nossa casa. Naquela época, eu tinha acabado de voltar de uma longa cirurgia na coluna vertebral no Hospital Infantil Starship da Nova Zelândia. Como meus pais passaram a maior parte da semana comigo no hospital, a rotina diária era praticamente inexistente e nossa despensa estava vazia. Então imagine nossa surpresa e prazer quando o pastor Daniel Yi e sua família bateram em nossa porta com um cesto de comida.

Minha família tinha acabado de se mudar para a Nova Zelândia, então éramos novos em nossa igreja e não tínhamos muitos amigos próximos. Quando o pastor apareceu com uma cesta de comida fresca e saudável, ficamos impressionados que havia alguém que investisse tempo, esforço e dinheiro para nos abençoar, mesmo que ele mal nos conhecesse. Esse gesto nos mostrou como é fazer parte do corpo de Cristo — uma comunidade de pessoas que se apoiam e cuidam umas das outras em momentos de necessidade — e nos trouxe muito conforto durante um momento difícil.

A gratidão que sentimos pelo pastor Yi por sua generosidade foi provavelmente semelhante ao que Paulo sentiu quando escreveu à igreja em Filipos para agradecer por ajudar em seus problemas (v.14).

Paulo estava fazendo o difícil, mas gratificante trabalho de compartilhar a Palavra de Deus. Mas Paulo era humano, e imagino que tinha necessidades que precisavam ser atendidas, como comida e roupas. Ouvindo as lutas que enfrentou, os filipenses foram a única igreja a enviar uma doação para apoiar Paulo (v.15). Tenho certeza de que isso teria encorajado Paulo, sabendo que o investimento que ele fez em suas vidas não foi em vão — e que havia pessoas ao seu lado.

Na verdade, a igreja em Filipos não doou apenas uma vez para Paulo, mas o fez várias vezes (v.16). Suas razões eram simples: eles próprios eram os beneficiários do trabalho de Paulo, e queriam ajudá-lo a levar o evangelho mais adiante, dando ofertas (Filipenses 1:5).

Tenho certeza de que não foi fácil para os filipenses terem feito isso. Teria exigido sacrifícios da parte deles. No entanto, o exemplo do pastor Yi e da igreja de Filipense me lembra que tal sacrifício é uma maneira que podemos cuidar dos interesses daqueles que fazem parte do corpo de Cristo (Filipenses 2:3-4).

Tão tocado quanto Paulo estava com sua generosidade, o que ele queria mais era que os filipenses tivessem uma colheita generosa. O que quer que tivessem semeado na vida de Paulo, ele orou para que fossem “recompensados por sua bondade” (v.17). Pode não ser uma recompensa material que será alcançada na Terra, mas Paulo queria que eles soubessem que o que eles contribuíram para sua vida era um investimento com valor eterno para o apóstolo — e que eles receberiam recompensas espirituais por isso um dia.

Eu costumava ter dificuldade para fazer contribuições, mas a generosidade que o pastor e sua família demonstraram, me inspirou a começar a viver uma vida de generosidade. Então, quando comecei meu primeiro trabalho de meio período como assistente de vendas, usei uma parte do meu salário para comprar presentes para o Natal do Exército da Salvação, e isso se tornou uma tradição anual.

Pode ser um pequeno gesto, mas espero que vá longe para abençoar outra pessoa e compartilhar seus problemas. – Michele Ong

Pensando sobre:

1) Pense em um alguma vez que você foi abençoado por alguém. Escreva uma carta, e-mail ou mensagem de texto para agradecer essa pessoa por abençoar sua vida.

2) Há alguém ao seu redor que esteja precisando, e que você possa ajudar de forma prática — financeira ou não?

3) Como a ideia de que receberemos recompensas eternas por nossa generosidade o motiva a abençoar os outros?