Leia 2 Coríntios 8

Muitas pessoas ao redor do mundo se lembrarão para sempre do dia 11 de setembro de 2001, recordando-se de um dos dias mais sombrios da história americana. Um aniversário menos conhecido nessa mesma data, 11 de setembro, mas de 2018, ocorreu com a paz histórica entre a Etiópia e a Eritreia. Uma fronteira que ficou fechada por 20 anos, sem poder sequer ligar ou contatar entes queridos, mesmo através de embaixadas. Imagine o dia alegre quando líderes desses dois países afrouxaram o controle estrito.

A Etiópia, com uma economia cerca de 25 vezes maior e um padrão de vida incomparável, viu os ministérios cristãos se perguntando como ajudar a envolverem-se no ministério, começando com as populações de refugiados. A intenção era muito boa, mas as “aulas” foram além do que imaginavam. Alguém poderia pensar: os ricos vão ser capazes de entrar e ajudar os pobres. Alguém poderia pensar, os instruídos poderiam vir e ensinar os carentes. Em vez disso, a lição estava além do dinheiro e além das palavras, estava na generosidade demonstrada. Generosidade que não veio dos etíopes, mas dos refugiados eritreus. Seja na Etiópia ou em outros países onde a igreja tem uma população de refugiados estabelecida, a manifestação de hospitalidade é de grande alcance e impacto. De uma refeição dada em um lar de refugiados sem nada, a um refugiado lutando para estabelecer um novo lar em um novo país fazendo uma doação para ajudar os que ainda estão acampados, a generosidade foi além das expectativas.

As Escrituras demonstram essa mesma expressão de generosidade em 2 Coríntios 8. As pessoas na igreja da Macedônia, apesar de suas provações e sua pobreza,  “transbordaram em rica generosidade” (v.2). A generosidade ali tinha uma descrição – não apenas o que podiam” e “ muito além disso”. E, no versículo dois, eles fizeram isso com alegria transbordante.

Quando nos concentramos nos exemplos acima, seja a igreja de refugiados da Eritreia ou a Igreja da Macedônia em Coríntios, já é bastante difícil compreender a capacidade de dar e manter alegria, mas começamos a ver a expressão no versículo 5 sobre exceder às expectativas. Quando nos concentramos nessa frase, é fácil ir além e atribuí-la à capacidade de dar na pobreza. Isso é verdade. Podemos ver que eles dão com alegria e que por si só podem superar as expectativas. No entanto, vemos uma expressão ainda maior de ‘além da expectativa’ no versículo 4 – “Eles nos suplicaram repetidamente o privilégio de participar da oferta ao povo santo”. No final, entre todos os traços de alegria, doar na pobreza, mesmo além da medida, pense na expressão de súplica urgente para fazê-lo. É então que podemos começar a compreender a generosidade nos termos de Deus.

Perguntas de reflexão

  • De que maneira você vê Deus como generoso?
  • Quais expressões de generosidade você já viu em sua vida?
  • Qual a distinção entre as características de dar e as características da generosidade?
  • Como a generosidade é importante em sua expressão do cristianismo?
  • Como a generosidade é importante para o seu ministério?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais