O antídoto para as aflições

Quero me entregar na Tua terapia
No Teu reino, enlouquecer
Uma amostra grátis já me bastaria
Vou pra essa consulta sem meu relógio
Mas conto as horas pra te encontrar
A Terapia — Resgate

Falando sobre o assunto

Por que orar?

Primeiramente, a pessoa a quem oramos é digna de credibilidade, não existe suspeita quanto ao Seu caráter. Ele é fiel e disse que nunca nos deixaria, jamais nos abandonaria e estaria conosco todos os dias. Ele é o nosso Pastor e disse que nada nos faltaria. Ele disse que não passaríamos por tribulações além das nossas capacidades para suportá-las.

Segundo, orar é demonstrar fé em Deus reconhecendo a Sua soberania sobre as circunstâncias e Seu senhorio em nossa vida. Ao orar, alimentamo-nos da fé de que Deus está no controle de tudo e está cuidado de todas as coisas, e isso nos traz paz e consolo. Ao orar, nosso foco muda e passamos a olhar para o Deus que livra e intervém, e não mais para a tempestade. Porém, não sabemos orar direito. Às vezes temos dificuldade para orar, mas o Espírito Santo intercede por nós. Assim como um bebê recém-nascido não sabe se expressar devidamente, mas ao chorar é socorrido pela mãe que entende a necessidade do filho. Desse mesmo modo, ao “chorarmos” Deus nos responde trazendo o Seu cuidado. Confie em Deus a todo tempo, ore e descanse nele.

Lamente na oração

Nossas orações não precisam ser “bonitinhas”. Deus é onisciente, então jamais iremos surpreendê-lo. Devemos ser sinceros diante dele e abrir nossa caixa preta (nossas dúvidas, aflições, falta de fé, infidelidade nos, tristezas etc.). Existe um livro na Bíblia chamado Lamentações. Colocar aquilo que nos perturba e aflige diante de Deus não nos torna incrédulos, pois mesmo quando desabafamos para o Senhor o quanto estamos nos sentindo abandonados e cansados, antes disso já estamos acreditando em
Sua existência e confiando em Sua resposta, pois Ele é nosso Deus.

A lamentação começa com a confiança abalada, mas termina com a paz que precede a provisão divina.

Em Habacuque, vemos que esse profeta começa questionando a Deus dizendo algo como: Até quando aquele povo ímpio e perverso triunfaria sobre o povo de Deus? Mas depois dos questionamentos, ele termina o livro adorando a Deus, declarando que se alegraria em Deus mesmo que perdesse todas as suas fontes de provisão.

A oração produz em nós essa fé e confiança no Senhor, que muda as situações dentro de nós antes mesmo das circunstâncias serem mudadas do lado de fora.

Uma forma de você iniciar uma vida de oração é usando a Bíblia. O próprio Jesus orava e nos ensina a fazer o mesmo. Você pode usar uma de Suas orações ou a do Pai Nosso, caso lhe faltem palavras no momento, mas ore! Essa é uma terapia sem contraindicação, pois você estará nas mãos do melhor e maior terapeuta que já existiu.

“A oração é o próprio respirar do verdadeiro cristianismo.” —J. C. Ryle

“A oração é o antídoto para todas as nossas aflições.” —João Calvino

Onde encontrar na Bíblia?

TIAGO 5:13 – Algum de vocês está passando por dificuldades? Então ore. Alguém está feliz?
Cante louvores.

1 PEDRO 5:7 – Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês.

Questões para debate

1. O que é a oração para você?
2. Você geralmente ora quando está aflito? Crê que de fato está sendo ouvido?
3. Quanto tempo tem dedicado à oração? O que pode fazer para melhorar seu tempo de oração?

Oração

Deus, sou tão falha e desajeitada em meu modo de viver, e tenho tanta dificuldade para reconhecer minha pequenez e limitação
diante da vida, diante de ti. Peço que me dê um coração mais humilde e mais submisso a ti, a fim de que eu me prostre com maior
frequência aos Teus pés. Só tu és o descanso e o verdadeiro alimento para a fome que existe em meu ser. Cuida de mim e traz ao meu coração a paz que excede todo o entendimento, para honra e glória do Teu santo nome, amém!

Rebeca Loureiro
Medicina — Med célula FEMPAR