Conexão Universitária – O agro revela a Glória de Deus

Deus colocou o homem no jardim do Éden com a missão de cultivar e guardar esse lugar (GÊNESIS 2:15), exercendo a função de dominar sobre a criação e constituir uma família com sua mulher. Antropologicamente, acredita-se que a agricultura foi a chave que possibilitou a transição do nomadismo para os acampamentos, vilas e cidades. Em toda e qualquer cultura, em qualquer tempo e lugar, a agricultura é capaz de ser compreendida, pelo simples fato de necessitarmos de alimentos.

Isso torna ainda mais especial a narrativa de Cristo em João 15, pois Jesus revela quem Ele é, quem o Pai é, e quem somos nele. Logo, essa é mais uma área que aponta para Cristo. Com a sábia ilustração da videira, o Senhor se fez entender através dos séculos, como a Fonte de toda a vida para e em nós.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

JOÃO 15:1-5

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais. Vocês já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei. Permaneçam  em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim. Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma. 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Como agrônoma, penso que esse exemplo fornecido por Jesus é profundo e fantástico. As plantas, de uma forma maravilhosa, são capazes de transformar luz e água em açúcares, amido, proteínas e outros compostos que tornam possível a sobrevivência de animais e seres humanos, fungos e bactérias, insetos e aves. A partir da fotossíntese, um universo de cores, formas, sabores e funções é gerado, e quanto mais eu me aprofundo nisso, ainda mais glorifico a Deus por Sua gloriosa criação. Da mesma forma Jesus, como Fonte de Vida, transforma tudo aqui que não tem valor nem sentido, tudo aqui que carece de propósito, em algo frutífero para Sua glória. De forma profundamente sábia, Ele nos torna dependentes da Vida que flui dele, e somente dele, para que ninguém seja soberbo em relação ao fruto que produz. Quando permanecemos conectados a Cristo, damos frutos, e frutos que permanecem, sem jamais supor que algo dessa Vida veio de nós, já que somos simples ramos. Ele é a Fonte!

QUESTÕES PARA DEBATE

1. De que maneira posso usar a Fonte de Vida para gerar vida no ambiente em que estou inserido?

2. Você compreende que não temos mérito algum em todo o processo de frutificar? Qual verdade bíblica o ampara em sua resposta?

3. Você percebe o Senhor nos detalhes que compõem a sua área de atuação ou estudo? De que forma?

ORAÇÃO

Senhor, agradeço-te pela criação do solo e por nos permitir cultivar e cuidar dele. Peço perdão, por mim e por meus irmãos, pelo mau uso daquilo que o Senhor tem colocado em nossas mãos para cuidar. Peço que me ajudes a compreender junto com os meus irmãos o quão importante é reconhecer que Tu és a Fonte de vida e que não há outras, pois do mesmo modo que criaste tudo que existe, Tu manténs tudo com vida. Agradeço-te, Senhor, pelo Teu imenso amor e cuidado. Em nome de Jesus. Amém!

Bruna Santos

Pós-graduação em Ciência do Solo — Jesus na UFPR Agrárias

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais